23 de novembro de 2005

FIKE 2005 - por Filipe Lopes





Hoje é o quinto dia do FIKE 2005 - Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora - e parece-me uma boa altura para fazer um primeiro balanço do que tem sido esta quinta edição do certame, que decorre até ao próximo dia 26 de Novembro na capital do Alto Alentejo. Parece-me redundante dizer que se puderam ver filmes para todos os gostos, porque com quatro dias já decorridos e com mais de sessenta filmes já apresentados em competição, é natural que assim seja. No entanto, gostaria de destacar, além, da programação, propriamente dita, de dois momentos:
Primeiro momento: Na sexta-feira, dia de abertura, a Auditório Soror Mariana e vestiu-se de gala para receber a primeira projecção em Portugal de "The Fifth Step", ficção rodada inteiramente nesta cidade e que mobilizou larguíssimas dezenas de habitantes locais (e não só) para que fosse possível que o projecto homónimo, de três alunas - Donna Mabey, Josephine Reynolds e Mariana Conde - do Internacional Film School of Wales (do País de Gales, como se nota pelo nome da escola), se transformasse em mais do que isso. O resultado final, com cerca de dezoito minutos, bons movimentos de câmara, uma bastante razoável fotografia e uma óptima montagem, é, de facto, muito interessante e mereceu uma prolongada ovação de uma sala completamente lotada, reacção a que não deve ser completamente alheio, também, o facto de muitos dos que nele colaboraram se encontrarem na sala.
Segundo momento: A estreia absoluta em Portugal, ontem, do magnífico documentário "Sisters in Law", de Florence Ayisi e Kim Loginoto, que aborda, dizendo de uma forma simplista, a problemática da violência doméstica nos Camarões e que foi vencedor do Prémio ART et ESSAI e Menção Especial EUROPA CINEMA no Festival de Cannes 2005.
Até sábado, no entanto, há muito bom cinema para ver. Quem tiver oportunidade, dê um saltinho até Évora, pois, decerto, não se arrependerá.



0 comentários: