17 de novembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


91.A Chinese Ghost Story (Hong-Kong 1987)
real.- Ching Siu Tung

Um jovem escriba, sem abrigo nem comida, encontra refúgio num mosteiro da China medieval. Aí descobre um velho monge, tão hábil com a espada como a destruir fantasmas. E apaixona-se por uma bela rapariga sem saber que também ela é um fantasma. Repleto de mulheres enigmáticas, lençois de seda que voam ao vento, línguas monstruosas que se desenrolam à camaleão e muitas batalhas com artes mágicas e feitiços, este é um daqueles filmes em que o espectador não pode distrair-se. Há sempre algo de interessante ou surpreendente a acontecer no écran.

92.Fogo Maldito
tít. orig.- Hellraiser (Inglaterra 1987)
real.- Clive Barker

Quando Frank Cotton encontra a solução para o enigma de uma caixa-puzzle Chinesa, abre a porta para o mundo dos Cenobitas. Um mundo onde esses demónios se alimentam da dor. Revitalizado pelo sangue do irmão assassinado, Frank tem de alimentar-se da força vital de vítimas inocentes. E passa a contar com o apoio da sua cunhada adúltera, disposta a angariar essas vítimas para a sua alimentação. Só que os demónios não brincam. A tortura, os ganchos espetados na carne e o sangue em catadupas são o seu modo de vida. E a sua chegada ao mundo humano, liderados pelo malvado Pinhead, vai marcar um novo limite de horror. Ou, como disse Stehen King: "Eu vi o futuro do Terror. E o seu nome é Clive Barker!".

93.Quem Tramou Roger Rabbit?
tít. orig.- Who Framed Roger Rabbit? (USA 1988)
real.- Robert Zemeckis

Incrível mistura entre imagem real e desenhos animados, este prodigioso filme narra as desventuras de um detective encarregue de deslindar um crime ocorrido em ToonTown, as cidade dos desenhos. O principal suspeito é o coelho Roger, amantíssimo esposo da sensual Jessica. Só que o malvado Juíz Doom tem mais culpas do que parece mas, com a ajuda de, entre outros, Bugs Bunny e Porky Pig, o nosso detective (Bob Hoskins no papel mais difícil da sua carreira) lá vai tirar as coisas a limpo e fazer prevalecer a justiça. Robert Zemeckis conseguiu aqui um filme realmente inovador. E que só por isso merece a respectiva inclusão nesta lista.

94.A Maldição dos Mortos-Vivos
tít. orig.- The Serpent and the Rainbow (USA 1988)
real.- Wes Craven

Ora aqui temos um estranho produto do filme de Terror, centralizado num dos temas ainda hoje mais obscuros do seu universo: o voodoo. Pela mão de Wes Craven, acompanhamos um antropólogo Americano que viaja até ao Haiti onde, com a ajuda de uma médica local, vai descobrir um pó que revitaliza os mortos, enquanto vai sendo impedido de chegar à verdade pela Polícia Secreta do regime, os pérfidos Tonton Macute. A novidade do tratamento de um tema fantástico dentro de um contexto político real, a verosimilhança das cerimónias sangrentas e toda a luta entre a Ciência e a Religião, fizeram deste filme um cult-movie do género.

95.Depois do Anoitecer
tít. orig.- Near Dark (USA 1988)
real.- Kathryn Bigelow

Enquanto vagueia pela cidade, Caleb repara numa atraente jovem que por ali passeia. E tenta as habituais técnicas de aproximação. Com o aproximar da noite, Mae torna-se cada vez mais misteriosa. A voz feminina mais parece um rugido, os ternos beijos transformam-se em mordeduras. Na manhã seguinte, ela desaparece. E o nosso herói vê-se na contingência de lidar com o seu novo estado: o de vampiro. Espécie de fábula dos tempos modernos, este filme tem o mérito de lidar com o vampirismo de uma forma totalmente inovadora. A mesma forma que só tornaríamos a encontrar, 10 anos depois, nos Vampiros de John Carpenter.

96.O Abismo
tít. orig.- The Abyss (USA 1989)
real.- James Cameron

Encontros imediatos com aliens, desta vez no fundo do mar. Um manancial de aventuras e efeitos especiais (relembre-se a sequência com a serpente de água), com um grupo de cientistas isolado numa estação subaquática, enquanto à superfície uma tempestade impede a chegada de auxílio. O herói é dado como morto, mas a boa verdade é que ainda há extra-terrestres amigáveis, e ele vai descobri-lo à sua própria custa. A viagem até à cidade dos aliens, para além do primor tecnológico, é hoje uma sequência charneira do Cinema de Ficção Científica.

97.Delicatessen
tít. orig.- Delicatessen (França 1991)
real. Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro

Comédia pós-apocalíptica sobre um senhorio que corta alguns inquilinos às postas, para servirem de alimento aos outros não-vegetarianos do prédio. No mínimo, daquele mundo em tons de castanho, sai a mais bizarra e diverida história de canibalismos que o Cinema foi capaz de nos oferecer. E tem uma apariçãozinha de Terry Gillian, como se os Monty Python tivessem resolvido apadrinhar a iniciativa. Divertidíssimo!

98.Dracula de Bram Stoker
tít. orig.- Bram Stoker's Dracula (USA 1992)
real.- Francis Coppola

Reinventar o mito. Ou refazer a História e o Cinema, em busca da perfeição. Foi isso que Coppola fez neste filme. Numa adaptação o mais fiel possível da novela de Bram Stoker. Ficam na memória os raccords através da iluminação, as transformações do vampiro, as sequências de batalha do vampiro enquanto humano e a "carnalidade" da encenação. Mas são sobretudo os actores quem eleva este filme ao estatuto de obra-prima: Keanu Reeves e o seu Jonathan Harker, perdido entre o amor e as tentações da carne; Winona Ryder e a fragilidade sensual da sua Mina; Anthony Hopkins como o mais perverso de todos os Van Helsing; ou Gary Oldman como um Drácula que passeia tranquilamente à luz do dia e leva a menina ao animatógrafo. Um filme diferente e perfeito. Sobre uma história clássica. Imprescindível!

99.Gritos
tít. orig.- Scream aka Scary Movie (USA 1996)
real.- Wes Craven

Um dos melhores filmes que o Cinema de Terror nos ofereceu de há vários anos. Sufocante, incomodativo, demente. Uma sequência inicial de eleição. Um argumento complicadíssimo mas sem a mínima falha. Alguém mata pelo puro prazer de matar, numa pacata cidadezinha do interior. Uma rapariga revive o pesadelo da morte da mãe, algum tempo atrás. E, enquanto vê os amigos mortos um a um, tenta fugir ao seu destino de próxima vítima. Uma realização cuidada oferece-nos alguns momentos de óptimo Cinema, o que é bem raro (infelizmente) em filmes do género: a morte do operador de videotape com décalage de segundos entre a imagem real e a imagem televisiva; a já citada sequência de abertura com as mortes de Drew Barrymore e do namorado; a portentosa solução final, digna de Sherlock Holmes. E o medo, quase real, que imperceptivelmente provoca. Um filme perfeito. A homenagem de um cineasta ao género cinematográfico de que é um dos maiores expoentes. Obrigado, Wes Craven!

100.O Projecto Blair Witch
tít. orig.- The Blair Witch Project (USA 1999)
real.- Daniel Myrick e Eduardo Sanchez

Este não é um grande filme. É mais o expoente máximo do Cinema mínimo, que é como quem diz "o melhor filme jamais feito durante um fim-de-semana no quintal das traseiras". A câmara não estabiliza, não há montagem e a fotografia é primária. Mas o que é que isso interessa? A campanha de marketing na Internet que antecedeu o lançamento desta obra, transformou-a no produto percentualmente mais rentável da História do Cinema. O medo também anda por lá. E a rodos. Por isso, que adianta dizer mais?


1 comentários:

Anónimo disse...

E o "C'est arrivé prés de chez vous"?? ("manual de instruções para crimes banais", em português, se não me engano)
E o "Ichi, the killer"??
E o Jorg Buttgereit?
E o "Tetsuo"??!
E o "THX1138"? Não, o THX não pode ficar de fora...!!!
Aaaaaaaaahhhhhhh.....
MM