20 de novembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


90 - 81


81.Zona de Perigo
tít. orig.- Dead Zone (USA 1984)
real.- David Cronenberg

Johnny conduz sob uma chuva persistente, sem conseguir reparar num obstáculo à sua frente na estrada. Pouco pode fazer para evitar o choque. 5 anos depois, Johnny recupera do coma, mas a sua vida está "lixada": Sarah, a companheira de então, casou-se com outro, a sua saúde está periclitante, a juventude perdida. Mas os 5 anos em coma deram a Johnny um estranho poder, o de conseguir ler o passado e o futuro de todas as pessoas a quem aperte a mão. Mesmo que um deles seja candidato à Casa Branca. Dois dos mais delirantes mundos fantásticos dos nossos dias têm um estranho cruzamento neste filme: o do escritor Stephen King face ao do realizador David Cronenberg. O resultado é tão bizarro quanto fascinante. E lança no ar uma interrogação: poderá haver verdade numa história assim?

82.O Exterminador Implacável
tít. orig.- Terminator (USA 1984)
real. James Cameron

O filme que consolidou Arnold Schwarzenegger como estrela de primeiro plano envolve viagens no tempo e muita cibernética. Um robot quase perfeito é enviado de um futuro onde as máquinas reinam, com a missão de eliminar aquela que virá a ser a mãe do chefe da resistência humana no futuro. Mas outro exterminador é igualmente enviado, para proteger a senhora. A batalha vai ser letal, ou não estivesse em jogo o futuro da Humanidade. Mas, como diz o vilão do filme: "I'll be back!", e por isso a série só pararia no segundo episódio. Para já!

83.Duna
tít. orig.- Dune (USA 1984)
real.- David Lynch

Prodigioso filme da mais pura Ficção, transporta-nos para um universo onde o mais importante é a Spice, a especiaria capaz de manter as fábricas em funcionamento. Pelo seu controle lutam diversas raças, capazes de dominar as tácticas da guerra e mesmo de ultrapassar os temíveis vermes gigantes. Ficam na memória as sequências de treino militar de Kyle MacLachlan, as aparições do perverso Sting ou o discurso inicial de Virginia Madsen a explicar as premissas do filme. E toda a fidelidade ao gigantismo do romance que lhe deu origem!

84.Pesadelo em Elm Street
tít. orig.- A Nightmare in Elm Street (USA 1984)
real.- Wes Craven

A história de um serial-killer que mata por vingança. Déjà vu? Não, visto que o nosso assassino vive no mundo dos sonhos e mata adolescentes a seu bel-prazer quando estes dormem sonos agitados. É um filme sobre o medo, que criou uma das figuras mais míticas do Cinema de Terror: o homem da camisola às riscas e chapéu, com a cara queimada e garras nas mãos, Freddy Krueger. O êxito da receita foi tanto, que a série já chegou ao 7º filme, anunciando-se entretanto mais um.

85.Gremlins- Pequeno Monstro
tít. orig.- Gremlins (USA 1984)
real.- Joe Dante

Este filme marca o início da teoria "se o monstro for pequenino e simpático, até as crianças gostam". Quando um adolescente recebe como prenda de Natal um pequeno animalzinho de estimação, peludo e ternurento, estava longe de imaginar o caos que iria causar na sua cidade, ao não cumprir determinadas regras. Porque o bichinho gera outros seres, não tão simpáticos, que na ânsia de brincadeira são capazes de arrasar tudo em seu redor. E é um gozo supremo, mais próximo de brincadeiras de mau gosto que de terror propriamente dito. Semáforos trocados, batalhas na cozinha e a superior sequência com os Gremlins no cinema a ver a Branca de Neve, tudo momentos de eleição que deram origem a inúmeros filmes daqui derivados, dos Critters aos Ghoulies, só para citar alguns.

86.1984
tít. orig.- 1984 (Inglaterra 1984)
real.- Michael Radford

A mais recente adaptação do mítico romance de George Orwell foi lançada em pleno ano das profecias do livro. Encontramos uma sociedade altamente tecnológica, onde as liberdades individuais foram sonegadas, da expressão ao próprio pensamento. Há uma entidade omnipresente (o Big Brother) através de microcâmaras, auscultadores ou espiões, a quem compete vigiar o comportamento de todos, premiar os servidores fiéis e castigar os contestatários de tal regime. Quando um homem pretende, por amor, contestar o fascismo desse modo de vida, dá-se o caos. E o ponto de partida para um futuro melhor! Não será um grande filme, mas pela actualidade do tema e pela genialidade na interpretação de John Hurt, acho que devo incluí-lo na minha lista de favoritos.

87.A Companhia dos Lobos
tít. orig.- The Company of Wolves (Inglaterra 1984)
real.- Neil Jordan

Curioso filme que começa por ser uma versão do Capuchinho Vermelho para adultos. A boa da avozinha conta à netinha os perigos da floresta. Mas a piquena não resiste ao fascínio natural pelas criaturas que nela habitam, dos homens cujas sobrancelhas se unem, às feras propriamente ditas. E, como sempre, não seguir os conselhos dos mais velhos acaba por dar mau resultado. Sobretudo quando o Lobo Mau assume a forma humana, e vem aí uma noite de Lua Cheia. Repleto de efeitos especiais notáveis e de uma atmosfera lúgubre, esta é uma das obras mais injustamente esquecidas do Terror dos anos 80.

88.Robocop, o Polícia do Futuro
tít. orig.- Robocop (USA 1987)
real. Paul Verhoeven

Na Detroit do ano 2000, o crime reina. Por isso, a Polícia precisa de um guardião à altura dos malfeitores. E assim cria um super-polícia, meio-humano meio-cibernético, capaz de sair para as ruas e combater qualquer inimigo. É este o conceito base deste filme de Paul Verhoeven, obra ultra-violenta entre o policial clássico e a mais pura das Ficções Científicas, cujo êxito chegou ao ponto de já ter dado origem a duas sequelas.

89.As Bruxas de Eastwick
tít. orig.- The Witches of Eastwick (USA 1987)
real.- George Miller

Na paisagem idílica da Nova Inglaterra, há tesouros escondidos. Jane a ruiva, Alexandra a morena e Sukie a ruiva, aguardam que um homem as venha arrancar a uma vida de tédio. E os seus desejos são satisfeitos com a chegada de Daryl Van Horne, sedutor incorrigível, aristocrata grosseiro, mas amante extraordinário. Mas quem será ele ao certo? O próprio Demónio, ou apenas um dos seus acólitos? É isso que vai competir às piquenas descobrir. Por entre muito divertimento, e alguns feitiços.

90.Veludo Azul
tít. orig.- Blue Velvet (USA 1987)
real.- David Lynch

A caminho do hospital, um homem encontra uma orelha nos campos e decide, paralelamente à polícia, efectuar um inquérito para descobrir a quem ela pertencia. Encontra uma cantora (fantástica Isabella Rossellini) e com ela mergulha num mundo de sadismo e perversão no limite do pesadelo. Dennis Hopper é o "Deus ex-Machina" desse submundo, o homem que governa e tortura a seu bel-prazer, mas sempre com recurso a uma máscara de oxigénio. A ambiência é terrífica, ou não fosse este um filme de David Lynch, o maior cineasta do bizarro actual, com um dos universos mais pessoais e sui-géneris de todo o Cinema Fantástico.


0 comentários: