24 de novembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho


80 - 71


71.Nova York 1997
tít. orig.- Escape from New York (USA 1981)
real.- John Carpenter

Sobre o cenário prodigioso da ilha de Manhattan transformada em prisão de alta segurança, Carpenter construiu um dos filmes mais adorados da década de 80. O avião presidencial despenha-se na dita ilha, com o seu ilustre ocupante lá dentro, e cabe a um recluso perigosíssimo a missão de entrar e sair de Manhattan para o resgatar. Os ghetos, as tribos, os combates e a célebre frase "Call me Ssnake!" fizeram deste filme um must.

72.O Ente Misterioso
tít. orig.- The Entity (USA 1981)
real.- Sidney J. Furie

Uma pacata dona de casa vive atormentada por um problema digamos, pouco vulgar: é violada noite após noite por um ser invisível. A loucura é imediatamente invocada, mas o facto é que a senhora ostenta mesmo na pele sinais de violação. Que se passará então? A velha luta entre o psiquiatra (que julga que a solução está na mente dela) e um grupo de parapsicólogos (que decide montar uma armadilha para apanhar o monstro), adquire aqui foros de realidade quase mística. E Barbara Hershey tem neste filme o melhor papel da sua carreira.

73.Canibal Feroz
tít. orig.- Cannibal Ferox (Itália 1981)
real.- Umberto Lenzi

Para não escandalizar ninguém, este é um verdadeiro filme de terror. Mesmo para os amantes das goelas cortadas e vísceras ao desbarato, nos quais me incluo, eis uma obra verdadeiramente impressionante. Que não é por acaso que foi banida dos écrans ingleses, por ser considerada demasiado violenta. Há um grupo excursionista na selva Amazónica. Com estudantes de antropologia e traficantes de droga à mistura. E do outro lado uma tribo de canibais. O confronto é inevitável. Mas as proporções são enormes! Só haverá uma sobrevivente. E o massacre tem tamanhos requintes de violência e malvadez que não podem deixar ninguém indiferente: uma rapariga suspensa com ganchos pelos seios até à morte; uma decapitação à catanada pela parte de cima da cabeça para se poderem comer os miolos; órgãos genitais cortados e comidos. Um manancial de horrores nada recomendáveis a pessoas impressionáveis. Mas um filme bem trabalhado e fiel aos seus princípios. Feito para incomodar muito. E que incomoda muito!

74.Poltergeist, o Fenómeno
tít. orig.- Poltergeist (USA 1982)
real. Tobe Hooper

Uma família habita uma casa que fôra construída sobre um antigo cemitério Índio. Por isso, os espíritos andam inquietos e várias manifestações paranormais começam a acontecer na casa. A filha mais nova começa a comunicar com uns seres que surgem através da televisão, e acaba sugada para o mundo do Além. Cabe a uma medium com poderes psíquicos recuperar a criancinha e resolver o problema. Este é o melhor filme de fantasmas que conheço. Só talvez igualado por A Chinese Ghost Story. E faz-nos mesmo pensar sobre se haverá ou não Vida para além da Morte.

75.Veio do Outro Mundo
tít. orig.- The Thing (USA 1982)
real.- John Carpenter

Numa estação científica algures na Antártida, um grupo de cientistas abriga um cão perseguido a tiro. O que ninguém sabe é que o "bichinho" vem impregnado por um ser alienígena, capaz de pular alegremente de corpo em corpo e de ameaçar com a extinção toda a raça humana. E, por isso, num clima de gélido suspense, deixamos de saber quem ainda é humano ou quem já está possuído, enquanto a batalha pela sobrevivência se torna cada vez mais sangrenta e os efeitos especiais não param de nos surpreender. John Carpenter atingiu aqui, neste seu remake de um clássico dos anos 50, um dos pontos mais altos (a par de Halloween) da sua já longa e prolífica carreira.

76.Experiência Alucinante
tít. orig.- Videodrome (Canadá 1982)
real.- David Cronenberg

Max Renn criou o Canal 83, um canal de Televisão por cabo sediado em Toronto, e dedicado ao hardcore e às maiores bizarrias sexuais. Um dos seus empregados descobre uma noite, por acaso, um programa chamado Videodrome, emissão non-stop de torturas, morte e sevícias sexuais. Max tenta fazer uma gravação pirata. Mas o programa ganha vida própria. E Max será enviado para dentro da realidade que ele próprio vendia como sendo imaginação. Mais uma das paranóias urbanas de David Cronenberg, este é um filme mesmo esquisito. Entre o terrível universo dos snuff-movies e a mais feroz crítica ao fenómeno televisivo. Só para estômagos fortes!

77.ET- o Extraterrestre
tít. orig.- E.T. (USA 1982)
real.- Steven Spielberg

O mais carinhoso e afável de todos os filmes de Ficção Científica é ainda hoje um dos maiores campeões de bilheteira da História do Cinema. Ninguém ficou indiferente a esta história do pequeno alienígena que é deixado na Terra por engano, encontrado e alimentado por um grupo de crianças, e que apenas quer o mesmo que pretende qualquer garoto perdido: voltar para casa. Projecto antigo de Steven Spielberg, e talvez o seu filme mais pessoal, E.T. forneceu ao seu realizador os meios necessários para criar a sua própria empresa de produção, a Amblin, capaz de rivalizar até hoje com as grandes majors Americanas.

78.O Cristal Encantado
tít. orig.- Dark Crystal (USA 1982)
real.- Jim Henson e Frank Oz

Os criadores dos Marretas decidiram embarcar na odisseia de criar uma longa-metragem, só com as marionetas que tão bem sabiam manusear. O resultado é um universo de fantasia, com três sóis que garantem a sua harmonia. Depois de um cataclismo cósmico, o gigantesco cristal onde a gente boa do Mundo ia buscar força interior, quebra-se, dando origem a um tempo de trevas onde os malvados Skekses ganham força. Cabe ao pequeno Jen, um pequeno ser educado pelos "Místicos", arranjar maneira de curar o cristal e pôr fim ao reino dos Skekses. Bonecos para todos os gostos. E um prodígio de imaginação.

79.Perigo Iminente
tít. orig.- Blade Runner (USA 1982)
real.- Ridley Scott

Rick Dekkard é um caçador de "replicants", robots à forma humana que vagueiam entre nós, num Universo futurista pós-holocausto. Os décors do filme permanecem inesquecíveis, as naves, as luzes de néon, e a visão de uma Los Angeles em 2019 que todos ansiamos por ver se será mesmo assim. Harrison Ford e a sua luta titânica com o chefe dos andróides, Rutger Hauer. As proezas ginásticas de Daryl Hannah. O mundo de fantoches que ganham vida. E a fabulosa história de amor entre um homem e uma andróide, fazem desta obra um marco inesquecível no Cinema de Ficção Científica. Ridley Scott lançou no mercado a sua "versão do realizador", mas eu prefiro o original, já que a existência da voz-off nos permite perceber muito melhor as motivações do personagem e aproxima muito mais o argumento do fantástico livro que lhe deu origem, do mestre Philip Kendrick Dick. De qualquer forma, e seja qual fôr a versão, este filme é mesmo um must. A rever em qualquer altura!

80.Christine, o Carro Assassino
tít. orig.- Christine (USA 1983)
real.- John Carpenter

A ideia de um carro com sentimentos. Sobretudo ciúmes. E ainda por cima vingativo. Foi assim que John Carpenter idealizou a história da sua Christine. Dos operários na cadeia de montagem, aos que ameaçam o rapaz que decide restaurá-lo, todos tombam violentamente às mãos (ou peças) do carro assassino. O combate final entre o malvado veículo e uma rectro-escavadora, é dos mais originais duelos ao pôr-do-sol que o Cinema jamais nos ofereceu. E a banda sonora é fabulosa!


3 comentários:

Anónimo disse...

Óptima lista, mas uma pequena correcção: o Blade Runner é O MELHOR FILME DE SEMPRE, incluindo fantástico, ficção científica, film noir, etc, etc, e mesmo em comparação com filmes de outros géneros (alguma reserva para a atalante, de Jean Vigo, mas por questões emocionais).
Depois da correção, tudo no lugar! ;)
(ah, e não dei pelo Ichi, do Miike...!!! Então???!!)
MM

RC disse...

Viva,

Não posso garantir com 100% de certeza, mas esta lista foi feita antes do filme do Miike. Já tinha sido escrita e anos depois aqui publicada!

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Christine: O Carro Assassino: 2*

É apenas e só um filme razoável, é secante e não mete medo.

Cumprimentos, Frederico Daniel.