23 de junho de 2008

"Fool's Gold" por Nuno Reis


Chegou o Verão, aproximam-se as férias, sente-se uma irresistível vontade de ir para a praia. Para quem não tiver férias ou dinheiro para visitar um paraíso terrestre, haverá sempre uma alternativa cinematográfica. Este ano o filme para fazer sonhar é "Fool’s Gold" que nos leva numa caça ao tesouro nas Bahamas. Convém levar o fato de mergulho e as outras seis vidas. É obrigatório deixar o cérebro em casa.

Cinco anos depois do memorável "How to Lose a Guy in 10 Days" a dupla Hudson/McConaughey reencontra-se. Desta vez como Tess e Finn, um casal recém-divorciado que após a separação de bens partilha apenas a paixão pelos tesouros do passado. Sem dinheiro e incapaz de convencer Tess a juntar-se a ele para mais uma louca aventura submarina, Finn desencanta um milionário disposto a financiá-lo e que por acaso é o patrão de Tess.
Finn é o anti-herói, sempre bem-disposto e um grande mentiroso. É também sortudo porque sobrevive sendo perseguido por criminosos e correndo vários riscos inúteis. Tess é o contrário dele. É racional, educada e cumpridora. Estes dois estão empatados em teimosia e em deslumbramento pelas aventuras de marinheiros do antigamente.

Como comédia é uma desilusão. De um lado temos Finn, sempre disposto a sacrificar-se pelo humor físico. Do outro temos gags tão velhos que deviam ser urgentemente protegidos para evitar a extinção. A melhor parte acaba por ser Gemma Honeycutt que usa os seus atributos físicos sempre que tudo o resto falha. Nas primeiras três ou quatro ocasiões é divertida, depois disso tanta burrice acaba por cansar e é mais um peso morto no argumento.
Como filme de acção e aventura é muito eficaz. Tesouros escondidos, enigmas por desvendar, bandidos, perseguições, tiros e explosões, tem tudo o que vem no manual. A maior parte do tempo não faz sentido - e quando faz já foi visto noutros filmes - mas para muita gente isso não parece importar.
Dos actores Kate Hudson é quem se porta melhor, mas só muito tarde consegue o destaque merecido. Alexis Dziena como Gemma teve uma terrível regressão na carreira. Apesar de ficar muito bem em fato-de-banho o vestido que não usava em "Broken Flowers" ficava-lhe bem melhor. Dou ainda os parabéns a Donald Sutherland que conseguiu ser pago para fazer umas magníficas férias.

Quem procura um filme com heróis corajosos e navios do tesouro, que seja bem-feito e divertido, mais vale recuar vinte anos e recordar "The Goonies" porque este é só paisagem.


Título Original: "Fool's Gold" (EUA, 2008)
Realização: Andy Tennant
Argumento: John Claflin, Daniel Zelman, Andy Tennant
Intérpretes: Matthew McConaughey, Kate Hudson, Donald Sutherland, Alexis Dziena, Ray Winstone
Fotografia: Don Burgess
Música: George Fenton
Género: Aventura, Comédia, Romance, Thriller
Duração: 113 min.
Sítio Oficial: http://foolsgoldmovie.warnerbros.com/

0 comentários: