12 de dezembro de 2009

Frank "The Voice" Sinatra


Seria impensável fazer esta rubrica sem referir o Ol'Blue Eyes. Foi um actor que marcou uma geração, para muitos foi o maior cantor de sempre e, ainda hoje, é uma comparação impossível de superar para os que se atrevem a fazer a dupla carreira.

Nos anos 30 foi sobrevivendo em concursos de talentos da rádio e como cantor em pequenos clubes. EM 1939 gravou o seu primeiro álbum e depois acabou por ficar com o lugar deixado livre por Jack Leonard na banda de Tommy Dorsey. No primeiro ano lançou 40 músicas e marcou um lugar na cultura popular. O maior êxito foi "I'll Never Smile Again".

Começou a década de 40 como o intérprete masculino mais famoso e não abandonou nunca o pedestral. Foi também desde essa altura que se falou nas suas alegadas ligações ao mundo do crime.

No cinema formou o célebre Rat Pack onde, ao lado de Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joey Bishop, fez êxitos como "Ocean's Eleven".


Também nesse grupo de amigos encontrou com quem partilhar o gosto pela música e muitos novos êxitos musicais foram surgindo.


Não se pode dizer que se dedicasse muito ao cinema, mas em quarenta anos conseguiu o que muitos não conseguem em toda a vida: um Oscar. O filme foi "From Here to Eternity" onde um papel secundário venceu o galardão da categoria.


Foi sempre um músico de eleição, que cantou toda a vida. A solo, com amigos ou com a família, em especial a filha Nancy, músicas de Sinatra soam sempre bem.




Já não se fazem músicos como antigamente. Faria hoje 94 anos...

Brevemente poderemos recordar melhor este senhor com um filme de Martin Scorcese.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Tens de falar aqui da Charlotte Gainsbourg! :)

Nuno disse...

Estou a tentar fazer em datas com significado. Até agora foi quase tudo no aniversário, mas este mês já falhei pelo menos 2 que terei de recuperar depressa.

Para ela talvez na estreia do "Antichrist" que sempre é antes de Julho.