22 de setembro de 2010

Fantasporto invade a Galiza

Em Outubro o Fantasporto invade a Galiza. A milenar cidade de Ourense é o alvo escolhido. O Festival Internacional de Cinema do Porto e o OUFF – Festival Internacional de Cinema de Ourense, têm uma parceria desde 2005 com vista ao reforço e intercâmbio de relações culturais e cinematográficas entre o Norte de Portugal e a Galiza. No dia em que passam 100 anos da Implantação da República Portuguesa, o Fantas é homenageado em Ourense, levando na bagagem alguns dos filmes que venceram a edição anterior do festival.

Apesar de muito se falar dos acordos económicos e políticos, a cultura é o que mais une os dois povos e o Fantasporto e o OUFF têm estado na primeira fila para a aproximação entre as duas regiões. Nesse âmbito o Fantasporto tem apresentado e premiado obras e autores galegos, em que o principal destaque foi para a completa retrospectiva do cinema galego realizada em 2009, bem como a partilha de ideias e de júris entre os dois festivais. Este ano o OUFF e o seu director Enrique Nicanor decidiram formalizar este protocolo com uma gala de homenagem que terá lugar (não por acaso) no próximo dia 5 de Outubro, feriado em que se comemora o centenário da República Portuguesa. Neste dia, dedicado ao Fantas, serão exibidos três dos filmes galardoados no Porto em 2010"Fish Tank" de Andrea Arnold premiado como melhor Filme e Argumento na Semana dos Realizadores, "Ward Nr 6" de Karen Shaknazarov Menção Especial do Júri, e "One" de Pater Sparrow vencedor de Melhor Argumento e Actor – obras que representam a diversidade cultural e vitalidade das cinematografias europeias e que se enquadram na perfeição nos objectivos do Fantasporto e do OUFF. Na sessão da noite o OUFF vai homenagear o Fantasporto, contando com a presença das mais importantes entidades regionais e culturais da Galiza e a direcção do Fantas.

A Galiza e o Norte de Portugal encontram através do cinema mais um importante elo de convergência, de debate de ideias e de um relacionamento cada vez mais próximo. Do Porto levaremos aos nossos irmãos da Galiza unha fuerte aperta.

O OUFF – Festival Internacional de Cinema de Ourense decorre nesta cidade Galega entre os dias 2 e 9 de Outubro, sendo o mais antigo e prestigiado festival de cinema da Galiza e um dos mais importantes eventos na divulgação do cinema português contemporâneo.

0 comentários: