21 de abril de 2011

"Barronhos – Quem teve medo do poder popular?" no Lugar do Real

O primeiro filme de Luís Filipe Rocha, o documentário Barronhos – Quem teve medo do poder popular?, está agora disponível online no portal Lugar do Real. Rodado em 16mm e estreado no Animatógrafo em 1976, foi recentemente restaurado pela Cinemateca Portuguesa. O filme analisa um crime cometido no verão quente de 1975, num dos bairros de lata da periferia de Lisboa, e propõe uma reflexão, a quente, sobre o Processo Revolucionário em Curso que ao longo desse ano agitou todo o país, e sobre as contradições políticas, sociais e económicas que dividiram Portugal em consequência do golpe militar de 25 de Abril de 1974.

Lugar do Real é um sítio de visionamento do documentário, de filmes e vídeos escolares e da fotografia documental, disponibilizados para fins pedagógicos, de investigação e culturais, e foi criado pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual. Esta plataforma está dividida em três secções independentes entre si - Lugar do Real, Escolas e Fotomemória.

A secção Lugar do Real quer ser uma alternativa ao acesso e valorização do documentário, alargando o visionamento a obras condenadas a uma divulgação residual; uma base de dados que facilite aos programadores a selecção de documentários e de outras obras audiovisuais para projecção em sala; um encontro com "outros olhares" - registos na área da antropologia visual, depoimentos, memórias, entrevistas, imagens de arquivo, etc., e um incentivo para a recuperação e partilha, em formato digital, dos filmes em 8mm com valor histórico e cultural (Século XX em 8mm);

Escolas é uma janela aberta sobre as obras realizada pelos alunos das escolas de cinema e de audiovisuais, e um ponto de encontro dos projectos levados a cabo pelas escolas do ensino básico e secundário ou por outras entidades interessadas na literacia audiovisual;

Na Fotomemória divulga-se a fotografia documental, entendida como memória do séc. XX, com especial atenção aos álbuns de família.

O portal pode ser visitado em www.lugardoreal.com.

0 comentários: