27 de novembro de 2007

"Death at a Funeral" por Ricardo Clara

Frank Oz é conhecido por emprestar a voz ao carismático Yoda da trilogia "Star Wars", bem como a algumas personagens do "The Muppet Show". Mais recentemente, e na pele de realizador, Oz dirigiu os insossos "Bowfinger" (1999) e "The Stepford Wives" (2004), apesar de em "What About Bob" (1991) nos oferecer uma comédia medianamente interessantes. Surge agora com um refrescante "Death at a Funeral" / "Morte num Funeral", e que é certamente uma marco certeiro na sua filmografia.

A morte do patriarca da família é o mote obrigatório para uma cerimónia fúnebre na casa de Daniel (Matthew Macfadyen), um dos filhos do falecido. Este, acompanhado da sua esposa Jane (Keeley Hawes), recebe um grupo de convidados para a prestarem uma última homenagem. O que não estariam à espera é que o funeral se tornasse numa enorme confusão, com droga, homosexualidade, rivalidade e anões...

Em "Death at a Funeral" assistimos a uma comédia muito interessante, sem falsos pretensiosimos, apoiada em interpretações de enorme qualidade: e vale a pena (re)afirmar - Matthew Macfadyen ("Pride & Prejudice" - 2005), Andy Nyman ("Severance" - 2006) e especialmente Alan Tudyk ("Knocked Up" - 2007) são grandes actores de comédia. Daquela pura, de ocasião, com gags físicos e que resulta de um ritmo intenso, crescente e que absorve.
Com hilariantes trechos de puro gozo, onde as situações absurdas se desenrolam num ritmo muito bem conseguido, somos transportados por vezes para uma ambiente Poirot, de mistério e intriga clássica, fruto de uma iluminação conseguida e de uma banda sonora certeira e diminuta, e que em muito contribui para o adensar da narrativa, e que em diversas ocasiões me transporta para as paródias ZAZ (Zucker, Abrahams, Zucker) dos anos 80. Um bom argumento, uma realização a dar a certeza de que Oz está naquele ambiente que lhe potencia as qualidades (humor tipicamente britânico), num filme que enterra por momentos os contentores de comédias adolescentes imbecis e que é uma lufada de ar fresco no panorama cinematográfico deste ano.


Título Original: "Death at a Funeral" (Reino Unido / Alemanha / EUA, 2007)
Realização: Frank Oz
Argumento: Dean Craig
Intérpretes: Matthew Macfadyen, Keeley Hawes, Andy Nyman e Alan Tudyk
Fotografia: Oliver Curtis
Música: Murray Gold
Género: Terror / Thriller
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.deathatafuneral-themovie.com

0 comentários: