19 de novembro de 2007

O Antestreia em Ourense 2007



Mais uma vez o Antestreia está a acompanhar um festival internacional de cinema. Desta vez o local é a nossa vizinha Galiza.

Desde que no ano passado foi firmado um protocolo de cooperação entre o Fantasporto e Ourense, os festivais tem partilhado sugestões de filmes a exibir. Em 2007 foi uma indicação de Ourense que ganhou a Semana dos Realizadores ("1 Franco, 14 Pesetas"), este ano estão aqui exibidos dois dos filmes em competição no último Fantas ("Time" de Kim Ki Duk e "12:08, East of Bucarest").
No âmbito desse protocolo o Antestreia veio acompanhar o desenrolar deste festival que criou ainda mais um elo entre dois povos irmãos.



Desde dia 17 que esta cidade e os seus cem mil habitantes vibram com filmes inéditos no circuito galego, espanhol e mundial. Este ano fora de competição decorrem vários ciclos:


-Inédito em Ourense
Traz os filmes que apesar de terem estreado em Espanha não chegaram à cidade. Entre esta dúzia estão premiados de festivais internacionais como Cannes e Veneza. O cinema latino-americano tem também uma forte presença, especialmente pela proximidade linguística.


-Cinema e Emigração
Os galegos à semelhança dos portugueses são emigrantes por natureza. Faz por isso todo o sentido que dediquem uma secção própria de quatro sessões (2 longas e 2 de curtas) para os filmes que lhes são mais próximos por razões culturais.


-Panorama Galiza 2007
E porque a prata da casa brilha sempre mais, especialmente nas regiões autónomas espanholas, fora de competição serão exibidas 16 películas galegas que ocuparão a maior parte do tempo do Auditório Municipal.


-Cinema no feminino
Esta polémica secção é dedicada aos filmes que foram escritos, realizados ou produzidos por mulheres. Duas sessões de curtas e três longas vão destacar os talentos femininos no cinema.


-Animadíssima e Retrospectiva Filmax
O festival pretende levar a animação a todos os públicos. Na Animadíssima são maioritariamente para adultos. Para as crianças foram trazidas algumas das maiores produções europeias de animação numa retrospectiva dos estúdios de animação da Filmax. Para delírio da miudagem será projectado em antestreia absoluta o mais recente projecto deles, "Donkey Xote", a quixotesca história de um burro que quer ser um cavalo.


-Pérolas do Festival
A última secção não competitiva do festival são as pérolas. Cinco filmes que, apesar de já estreados, mereciam pela sua qualidade fazer parte do catálogo do festival.


Para o ano quem sabe se não teremos uma retrospectiva do cinema português?

0 comentários: