29 de novembro de 2007

"Hitman" por Nuno Reis

A produção europeia de cinema de acção é demasiado parecida a ela própria. Ao assistir a este filme recordava-me de outro filme semelhante, "Transporter". Ambos são de produção francesa e um exemplo fiel do modelo europeu de filme com pretensões a blockbuster. Se também este fosse com Jason Statham teria saído imediatamente da sala.
Inspirado num videojogo, o filme conta-nos as aventuras do agente 47, maioritariamente em solo russo. Dispensando apresentações demoradas, o filme diz que 47 é um agente de elite, treinado para matar de qualquer maneira. A sua organização tem os melhores assassinos, e ele é o melhor de todos. Depois de completar uma missão difícil em que mata publicamente o presidente russo, 47 vê-se de repente como alvo a abater por todos, inclusive a sua organização e o cliente que o contratou. Terá de perceber o que se passou, eliminar quem o quer eliminar, e completar o trabalho pois parece que o presidente ainda está vivo. Já vimos variantes desta história algumas dezenas de vezes.

Para quem for estranho ao jogo possivelmente o filme passará um pouco ao lado pois tudo nos aparece como um dado adquirido. Quem não o souber pelo jogo sabe pelo estereótipo de herói de filme de acção, mas convém sempre que o filme personalize o herói e defina em alguns minutos quem vamos acompanhar por mais de uma hora. Este filme fica um pouco perdido entre os dramas pessoais do protagonista, a sua missão e aqueles que o perseguem. Os grandes tiroteios apesar de não serem maus não trazem nada de novo. Em algumas lutas em espaços diminutos onde poderia ser inovador, os movimentos de câmara com que as pretendem dinamizar - e disfarçar alguns erros - apenas servem para quebrar o ritmo e demonstram falta de capacidade. Não tem reviravoltas surpreendentes pois já se sabe que 47 é invencível e prevê todos os cenários. Para quem procura um filme apenas pelo entretenimento não será má escolha.

Não havendo interpretações deslumbrantes destaco a mudança de Timothy Olyphant, irreconhecível apesar da recente participação em "Die Hard 4.0" e pelo lado contrário Robert Knepper que ainda não consigo ver sem associar ao T-Bag de "Prison Break".





Título Original: "Hitman" (EUA, França, 2007)
Realização: Xavier Gens
Argumento: Skip Woods
Intérpretes: Timothy Olyphant, Dougray Scott, Olga Kurylenko
Fotografia: Laurent Barès
Música: Geoff Zanelli
Género: Acção, Crime, Thriller
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.hitmanmovie.com/

0 comentários: