23 de novembro de 2007

"Don't Come Knocking" por Nuno Reis

Sam Shepard é um actor multifacetado com quase 40 anos de carreira. Depois de meia centena de filmes em que participou como actor, realizador, produtor e argumentista (já adaptado na televisão portuguesa) voltou a aliar-se a Wim Wenders para repetir a magia de "Paris, Texas".
Shepard interpreta Howard Spence, uma estrela dos western que cometeu todos os erros que as estrelas cometem. Viciado em sexo, álcool e drogas durante muitos anos, de repente desaparece de um local de filmagens no meio do deserto. Está farto daquela vida e quer voltar para casa e para os tempos em que tudo era fácil. Ao longo do filme vamos conhecendo melhor o homem por detrás da estrela, vamos percebendo os problemas e as dúvidas que o atormentam como poucos filmes o conseguiram mostrar até agora.

No interior dos Estados Unidos, onde a areia e o sol mantêm os chapéu de cowboy na moda, Howard vai reencontrar a mãe que abandonou e partir em busca de um filho que desconhecia. Tudo o que este cowboy quer é um sítio para chamar lar, e alguém que o ame. A vida pode dar muitas voltas, ironicamente é na mesma cidade onde a sua vida começou a descarrilar que trinta anos depois vai reencontrar a mulher que em tempos amou, o filho perdido e a sua própria identidade.
Esta obra melancólica tem magníficas interpretações de vários actores, um fabuloso tabalho de câmara e uma banda sonora feita à medida. Como bónus satiriza e ataca a indústria que “protege” e corrompe a arte cinematográfica. É pena ter uma falha de sequência escandalosa, mas até dá um aspecto mais artesanal ao filme. Tem muitas semelhanças com "A Prairie Home Companion" e por ter chegado até nós depois é inevitável a comparação.

Já se passaram dois anos desde que Wim Wenders fez este filme. No mesmo ano que competiu em Cannes estreou por todo o mundo. Mas aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado alguém se esqueceu dele... Dois anos de expectativa podem aumentar o interesse no filme, ou podem torná-lo fora de moda. Este conselho serve para todos os distribuidores.


Título Original: "Don't Come Knocking" (Alemanha, EUA, França, 2005)
Realização: Wim Wenders
Argumento: Sam Shepard, Wim Wenders
Intérpretes: Sam Shepard, Jessica Lange, Gabriel Mann, Sarah Polley, Tim Roth
Fotografia: Franz Lustig
Música: T-Bone Burnett
Género: Drama
Duração: 122 min.
Sítio Oficial: http://www.dontcomeknocking.com/

0 comentários: