25 de novembro de 2007

Premiados de Ourense 2007


Secção de Longas-metragens de ficção


Os dois prémios mais importantes, filme e realizador, ficaram para o britânico Steve Hudson por "True North", uma película bem ao gosto galego. Neste filme fala-se dos problemas das pequenas embarcações do sector pesqueiro e da emigração ilegal. Um ambiente claustrofóbico, um argumento brilhantemente escrito e interpretações memoráveis, tornaram este filme o título mais incontornável do festival.

O prémio especial do júri foi para o húngaro "Iszka Utazása", um filme que narra a infância destruída de uma criança, demonstrando os trágicos efeitos da globalização para os países de leste.

O troféu de melhor actor também ficou na Europa. O seu vencedor foi o alemão Eberhard Kirchberg por uma brilhante interpretação de um atrasado mental no ambiente derrotista da Alemanha de leste.

O troféu de melhor actriz saiu um pouco fora da Europa. O filme brasileiro foi também produzido por França, Alemanha e Portugal, mas o troféu ficou para a brasileiríssima Hermila Guedes por ter feito o filme magnífico praticamente sozinha, e ainda conseguir com o seu sorriso arrebatar os espectadores.

0 comentários: