9 de novembro de 2007

"the 'burbs" por Ricardo Clara

E no início foram os subúrbios. "Desperate Housewifes", bem como uma dezena de filmes recentes, fazem furor ao descrever os típicos subúrbios norte-americanos, pequenas comunidades de famílias perfeitas, moradoras de vivendas luxosas, com relvados verdes e impecavelmente tratados, mini ecossistemas que povoam a cultura americana.

Mas se esta existe, muito se deve a "the 'burbs", de um dos pais do cinema fantástico dos últimos 20 anos do século XX - Joe Dante. Aqui, conhecemos Ray Petterson (um Tom Hanks em início de carreira), um típico americano, a gozar uma semana de férias, e que tem como vizinhos o obstinado Art Weingartner (Rick Ducommun), o freak militar Mark Rumsfield (Bruce Dern) e Ricky Butler (Corey Feldman). um adolescente a fazer remodelações em casa.
E é nesta semana de sossego que o grupo de amigos começa a desconfiar dos novos vizinhos, os Klopek: barulhos estranhos saem da cave durante a noite, e a imaginação leva-os a pensar no absurdo - estes homens de ascendência eslava são assassinos e tem um grupo de cadáveres em casa. Decidem investigar por eles próprios, com consequências que podem ser desastrosas...

"the 'burbs" / "SOS Vizinhos Ao Ataque" é uma das comédias mais subvalorizadas de que tenho memória. Com diálogos brilhantemente escritos, somos levados num delírio hilariante de um grupo de típicos americanos, muito ao estilo de Dante, e que marca com fulgor os códigos do género, assinando um ADN que se revelaria fulcral para o futuro de um certo cinema de comédia.
Com uma banda sonora a cargo do genial Jerry Goldsmith, todo o filme é um delírio de humor que combina banda sonora certeira, interpretações deliciosas e diálogos que encaixam na perfeição, que resultam numa comédia deliciosa e que une sátira a sociedade americana a um terror menos convencional que tanta falta faz no cinema do género actual.

Título Original: "the 'burbs" (EUA, 1989)
Realização: Joe Dante
Intérpretes: Tom Hanks, Carrie Fisher e Bruce Dern
Fotografia: Robert M. Stevens
Música: Jerry Goldsmith
Género: Terror / Comédia
Duração: 101 min.
Sítio Oficial: n/d

0 comentários: