27 de novembro de 2007

"Hot Fuzz" por Nuno Reis

"Esquadrão de Província" está a ser um sucesso por toda a parte com base na bizara combinação de um típico sentido de humor britânico, algum gore e paródia ao tradicional buddy movie de polícia. Talvez para os espectadores portugueses esta mistura pareça indigesta e é bem provável que muitos dos gags de situação ou de texto lhes escapem. Como todos sabemos o humor britânico tem características muito próprias e raramente é percebido como divertido no Continente.

O que fizeram desta vez Edgar Wright e Simon Pegg, criadores do genial "Shaun of the Dead"? As personagens principais são o típico “Agente Donut” e um militar de élite. Danny é um polícia de província que nunca na vida teve casos para resolver. Só sabe beber cerveja e ficar sentado. Nicholas é um agente modelo que era demasiado bom para Londres e foi por isso desterrado para uma localidade onde não há crimes. Juntos vão descobrir que a vila de sonho esconde temíveis crimes que ninguém admite.

A apresentação de Nicholas, no arranque do filme, é das melhores sequências de humor que o cinema britânico já nos ofereceu. Este começo energético promete um filme dinâmico e divertido, e essa promessa é cumprida durante a maior parte do tempo. Nos momentos de acção é como qualquer blockbuster americano, as mortes são ao melhor estilo do gore de série B e as piadas são cem por cento british, saltando entre o ordinário e o genial. O único problema são alguns momentos totalmente parados da narrativa em que o filme ameaça perder a dinâmica. Felizmente logo depois surge algum evento ou ganso para recuperar a energia.


Título Original: "Hot Fuzz" (Reino Unido,França, 2007)
Realização: Edgar Wright
Argumento: Edgar Wright e Simon Pegg
Intérpretes: Simon Pegg, Nick Frost e Timothy Dalton
Fotografia: Jess Hall
Música: David Arnold
Género: Terror / Thriller
Duração: 121 min.
Sítio Oficial: http://hotfuzz.com

0 comentários: