22 de fevereiro de 2008

"American Gangster" por Nuno Reis

O último trabalho de Ridley Scott apresenta-nos a clássica dualidade entre o bem e o mal, desta vez no mundo da droga. Richie Roberts é o polícia honesto que estuda à noite e luta pela custódia do filho. As suas amizades de longa data com criminosos são um percalço que a ex-mulher utiliza para o atacar. Do outro lado está Frank Lucas, o protegido do líder da marginalidade do Harlem. Quando esse homem morre e o império se desmorona Lucas irá criar um novo, totalmente assente na droga. Ambos os homens são totalmente fieis aos seus ideais e fazem o que é certo. Roberts pela lei, Lucas pela família e pelo seu povo.

Sendo um filme sobre o narcotráfico e a luta contra o mesmo seriam de esperar as semelhanças com "The French Connection" e "El Rey". Lucas tal como Rey viaja até ao produtor, quanto menos intermediários houver mais barato e puro é o produto. A sua confiança nos laços de sangue dá-lhe força e segurança para enfrentar tudo e todos e criar um império a partir do nada combinando a melhor qualidade com o melhor preço. O detective Roberts como a dupla Popeye e Cloudy é imune aos subornos e capaz de tudo para apanhar o seu homem. Ironicamente os polícias honestos estão duplamente ameaçados pois os bandidos não os querem vivos e os colegas não confiam neles. Roberts tem por isso de criar a sua própria equipa de narcóticos e dar provas do seu valor. Ambas as personagens são interessantes e é fascinante acompanhar por algum tempo as suas vidas. Um destes homens teve o mercado nova-iorquino de droga nas mãos por quase uma década. Só não foi mais tempo porque o outro o deteve numa operação policial sem precedentes! Mesmo com o suposto toque ficcional são histórias biográficas e acontecimentos reais.

O desenrolar de duas narrativas em paralelo torna o filme longo. Como Scott sabe o que faz deixou os últimos minutos para um diálogo entre dois grandes actores que resolvem tudo com eficácia e classe. O argumento até pode ser previsível, mas está muito bem filmado e a adrenalina conseguida na última meia hora - e mantida mesmo com mudanças de cenário - é incrível.
A nível financeiro o filme foi infeliz. Teve mudanças de realizador, de actores principais e secundários, de argumentistas, e vários milhões pagos pelas quebras de contrato. Metade da box-office doméstica foi para pagar a produção. Para nossa sorte esses problemas não transpareceram para a tela e parecem todos primeiras escolhas de qualidade.




Título Original: "American Gangster" (EUA, 2007)
Realização: Ridley Scott
Argumento: Steven Zaillian baseado no artigo de Mark Jacobson
Intérpretes: Denzel Washington, Russel Crowe, Chiwetel Ejiofor, Ruby Dee, Josh Brolin
Fotografia: Harris Savides
Música: Marc Streitenfeld
Género: Crime, Drama
Duração: 157 min.
Sítio Oficial: http://www.americangangster.net/

0 comentários: