25 de fevereiro de 2008

Óscares 2008 - Mais confirmações do que surpresas

Foto: Reuters

Foram efectivamente mais confirmações do que surpresas. "No Country For Old Man" foi o grande vencedor da noite, vencendo os Óscares para Melhor Argumento Adaptado (da obra homónima de Cormac McCarthy), Melhor Actor Secundário (Javier Bardem era uma inevitabilidade, já que havia ganho 16 das 17 nomeações a que esteve proposto previamente ao galardão da Academia), Melhor Realizador (meia surpresa, no que concerne à vitória de um dos expoentes máximos do cinema independente norte-americano actual que são os irmãos Coen) e Melhor Filme (decidindo-se nesta categoria entre o vencedor e "There Will Be Blood").

Aliás, este último foi um dos derrotados da noite, vencendo aquele que já estava entregue à partida: Daniel Day-Lewis foi justamente recompensado como Melhor Actor Principal, impedindo George Clooney (o outro favorito) de repetir a vitória de 2005 como Melhor Actor Secundário, à época por "Syriana"; e vencendo ainda o de Melhor Fotografia.

No que às interpretações femininas concerne, a grande surpresa: Marion Cotillard, Edith Piaf em "La Vie en Rose", leva o Óscar de Melhor Actriz Principal para França, deixando um amargo de boca para aqueles (como eu) que defendiam com bravura que se premiasse Elen Page pelo genial "Juno" (que, aliás, levou o prémio de Melhor Argumento Original, para Diablo Cody).
Já Tilda Swinton aproveita a sua primeira nomeação para vencer o primeiro Óscar, este para Melhor Actriz Secundária, pelo seu papel em "Michael Clayton", outro dos derrotados da noite.

Por fim, três destaques: "The Bourne Ultimatum" é o segundo filme que arrecadou mais estatuetas, com Melhor Edição de Som, Melhor Montagem e Melhor Som (tudo categorias técnicas, mas mesmo assim relevante); nova atribuição de um Óscar político, não vencendo desta vez Michael Moore com "Sicko", mas sim Alex Gibney por "Taxi to the Dark Side". "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" fica como a Melhor Direcção Artística, e "Ratatouille" levou o que já havia pré-encomendado: Melhor Filme de Animação.

Numa edição apresentada pelo genial Jon Stewart (que não esteve assim tão genial), ressalta um fortíssimo grupo de nomeados e um vencedor de grande calibre: "No Country For Old Man" / "Este País Não É Para Velhos" é um filme de enorme qualidade, e que pode ser visto hoje, pela primeira vez em Portugal, na Sessão de Abertura Oficial do Fantasporto 2008.

A lista de vencedores segue dentro de momentos.

1 comentários:

Unknown disse...

O oscar do Daniel D Lewis foi mais do que merecido. O dos Coen também. Agora insólito é o filme La vie en rose (que a Marion Cotillard interpretou) não estrear nas nossas salas. Só em dvd.
Insólito foi também este video:
http://videos.sapo.pt/VBzc31uMzeIODNlbBdGQ

Tá muito fixe! Mas parece incompleto. Alguém já viu se há uma versão completa?

Creeepy!!!!!!!!!

Fiquem bem,

Ricardo