27 de fevereiro de 2008

Max Von Sydow no Porto












O Fantasporto homenageou na noite de segunda-feira Max Von Sydow, um dos expoentes máximos da representação cinematográfica, com uma filmografia acima das 130 películas. Este fantástico actor sueco, musa de Ingmar Bergman, trabalhou com Woody Allen e David Lynch, entre muitas outras referências na área da realização.
Nomeado para Óscar em 1987 pela sua interpretação em "Pelle o Conquistador" de Bille August, Von Sydow confirmou o que se esperava dele: um homem extraordinário, cujo porte e elegância físicos traduzem na perfeição a sua personalidade: um cavalheiro por excelência, um homem incapaz de se referir a Bergman sem lhe atribuir a importância suprema que este teve na sua construção enquanto actor, uma personificação da representação.

Recebido na Sessão de Abertura do Fantasporto 2008 com uma comovente e larguíssima ovação em pé pelo Teatro Rivoli, foi agraciado com o Prémio Carreira do Festival, tendo ontem dado uma conferência de imprensa frente a uma plateia de jornalistas que paulatinamente despiam a pele de profissionais para se embevecerem com as palavras de excelência do actor sueco.

Sem avançar grandes planos para o futuro, sabemos que vai começar muito proximamente a rodar com Martin Scorcese, de quem diz estar ansioso por fazer, já que é um realizador que admira. Para mais informações da passagem de Von Sydow: Diário de Notícias, Jornal de Notícias.


0 comentários: