5 de fevereiro de 2008

Realizador Christian Petzold em Lisboa...


...para a apresentação e discussão dos seus filmes

Christian Petzold é autor de nove longas-metragens com um estilo inconfundível e o representante mais conhecido da Nova Escola de Berlim. O seu cinema articula-se numa relação complexa entre os géneros de policial ou terror e uma inspiração documental e discursiva sobre a sociedade capitalista contemporânea. Este último aspecto advém-lhe certamente da participação na obra de Harmut Bitomsky (DER VW KOMPLEX de 1989 de Bitomsky é uma inspiração clara para WOLFSBURG) e da colaboração dramatúrgica intensa que mantém com Harun Farocki, portanto, com dois importantíssimos documentaristas políticos alemães.
No seu último filme, YELLA, peça terminal da sua autodenominada «Trilogia dos Fantasmas» (com DER INNERE SICHERHEIT e GESPENSTER), percebe-se a inspiração mútua e explícita de duas obras tão diferentes como o filme de terror de Herk Harvey CARNIVAL OF SOULS (1962) e o documentário "anti-Big Brother" sobre capital de risco de Harun Farocki, NICHT OHNE RISIKO (2004).
Presente no festival com dois dos seus filmes mais recentes, GESPENSTER, que tem um dos finais mais terríveis da história do cinema, e WOLFSBURG, que antecipa em muitos aspecto o seu mais recente YELLA (que não foi possível integrar no ciclo, mas para o qual se espera estreia em breve pela Atalanta), Christian Petzold estará disponível para conversar sobre a sua obra.

Quarta, dia 6.2, 19h00 - São Jorge 3 com a presença do realizador
WOLFSBURG / WOLFSBURGO
Alemanha, 2002, 35mm, 93'
O vendedor de automóveis Philip Wagner guia por entre uma estrada secundária usada pelos habitantes como um atalho para Wolfsburgo. Está a ter uma discussão ao telemóvel com a sua noiva quando, de repente, atropela uma criança. Vê o corpo da criança no retrovisor, hesita, trava, mas não sai. Fica onde está na sua vida – e simplesmente avança. Parece que terá sorte desta vez, o rapaz sai de coma e a polícia está à procura de outro carro que não o seu. A vida de Philip continua. Mas então a criança morre. Destroçada pela morte do filho, Laura decide encontrar o assassino. Ela procura em várias sucatas, em várias oficinas, sem sucesso algum. Com a ajuda da sua amiga Vera, Laura tenta juntar os cacos da sua vida. Então, por acaso, conhece Philip. Philip toma Laura por protegida, tenta ajudá-la a levantar-se e dá-lhe apoio. De súbito, uma sensação de segurança e proximidade começa a crescer. Mas Laura não faz ideia com quem se está a envolver...

Quarta, dia 6.2, 21h30 - São Jorge 1 com a presença do realizador
GESPENSTER / FANTASMAS
Alemanha, 2005, 35mm, 85'
Um homem, Pierre, viaja de Paris para Berlim à procura da sua mulher, Françoise. Encontra-a num hospital psiquiátrico e leva-a de volta para Paris. Todos os anos a mulher faz esta viagem a Berlim, procurando desesperadamente a sua filha que fora raptada em 1989 com apenas três anos e nunca foi encontrada. Françoise acaba por conhecer uma jovem chamada Nina que trabalha na limpeza de um parque. Nina vagueia pela cidade com a sua amiga Toni. Juntas, vivem o dia a dia, roubando tudo o que podem, aqui e ali. Françoise está convencida que Nina é a sua filha perdida. E esta não deseja mais do que encontrar a mãe que nunca teve.
«Fantasmas são os espíritos daqueles que se recusam a acreditar que estão mortos. Os fantasmas assombram os reinos de entre a vida e a morte, esperando que o amor os ajude a voltar à vida. São estes fantasmas que são o assunto do filme.» (Christian Petzold)


Christian Petzold
Nasceu em Hilden, 1960, e mudou-se para Berlim em 1981. Estudou língua alemã e literatura. Em 1988-94 estudou na dffb em Berlim, tempo durante o qual foi também assistente de realização de Harun Farocki e Hartmut Bitomsky. Recebeu o Deutschen Filmpreis in Gold por "Der innere Sicherheit".

Filmografia restante:
Yella (2007) Estreia prevista pela Atalanta
Toter Mann (2001) QueerLisboa 2002 – «Imagens alemãs»
Der innere Sicherheit (2000) Festival de Cinema Alemão 2002 / IndieLisboa 2007 – «Um cinema alemão»
Die Beischlafdiebin (1998)
Cuba libre (1996)
Pilotinnen (1995)

0 comentários: