5 de janeiro de 2009

"Feast of Love" por Nuno Reis

Amor para todos os gostos

Por vezes surge um filme que nos fala de amor e onde tudo o resto é acessório. "Feast of Love" é um desses casos. Aqui o amor surge nas mais variadas formas. Amor eterno, amor traiçoeiro, amor clandestino, amor homossexual, amor por quem já morreu e amor por quem ainda não nasceu. Amor paterno e materno, amor pelo próximo e amor pelo cão. Difícil é não ter um caso com que o espectador se identifique. No total são oito casais diferentes que acompanhamos e a vida sexual de metade deles também é revelada perante as câmaras.

Harry (Morgan Freeman) é um velho que aprecia o esplendor do amor à sua volta. A sua experiência faz com que seja o único, além dos apaixonados, a aperceber-se do aparecimento do cupido. Ao chegar a casa partilha com a mulher essas pequenas alegrias. No intervalo de um ano que o filme cobre Harry vai ver novos casais a formarem-se e casamentos a desfazerem-se. A vida a seguir o seu rumo impulsionada pelo amor.
A maldição da casa do lado e uma profecia de morte vão ser detalhes que ajudam a diluir a seriedade. Por estarem associados a personagens específicas não tornam o filme ridículo, é apenas uma mania daquela pessoa em concreto. O risco máximo foi com a cena do cão que ajuda a apresentar Bradley como alguém extremamente sensível. Como é muito no início e ainda tanta coisa se vai passar depois disso, fica esquecido.

O realizador que tomou este filme em mãos foi Robert Benton. Famoso por filmes como "The Late Show", "Places in the Heart" e "Kramer vs. Kramer", é muito comedido no que realiza não excedendo os três por década. Depois de um menos bem conseguido "The Human Stain" volta aos grandes filmes com esta magnífica combinação de histórias de amor. Por vezes exagera na nudez, mas transmite tão bem os sentimentos que isso é esquecido.
Os acontecimentos sucedem-se com naturalidade e as personagens vão crescendo, aprendendo com os seus erros e os conselhos de Harry. A saída de cena de cada uma delas é graciosa e discreta. Os seus sucessos e insucessos são uma lição para todos nós. O seu destino é merecido.

Os filmes com tantas personagens bem trabalhadas costumam ser sobre o amor. Podia dar alguns exemplos mas esta minha memória selectiva nessa categoria só tem um gigantesco cartaz de "Love Actually" ... Confiando nela "Feast of Love" é dos melhores no género.


Título Original: "Feast of Love" (EUA, 2007)
Realização: Robert Benton
Argumento: Allison Burnett (baseado no livro de Charles Baxter)
Intérpretes: Morgan Freeman, Greg Kinnear, Radha Mitchell, Alexa Devalos, Selma Blair, Billy Burke, Stana Katic
Fotografia: Kramer Morgenthau
Música: Stephen Trask
Género: Drama, Romance
Duração: 101 min.
Sítio Oficial: http://www.feastoflovefilm.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Notícia Red Carpet

Após as filhoses, bolo rei e champanhe, nada melhor do que uma nova edição da Red Carpet para entrar no ano em grande!

Começamos mais um ano que se mostra melhor ainda que o anterior. Bom cinema, e com certeza com algum menos bom, mas acima de tudo, grandes emoções a serem vividas nas salas portuguesas.

Com esta edição chegamos também a um ponto que, muito provavelmente, nem percebiamos que lá estávamos a chegar. Sendo esta a edição de Janeiro, muitos já perceberam que a próxima edição será comemorativa! Um ano de vida da Red Carpet! Mas deixemos as comemorações para a edição que vem… por agora, aproveitemos em pleno esta edição que está cheia de bons conteúdos! Vejam por vocês mesmos! E não tenham receio de opinar sobre a revista, ou qualquer outro conteúdo no nosso site!

http://revistaredcarpet.com/

Vera disse...

Um filme sensível ... me emocionei, como há muito tempo não ocorria ...
Vi, revi, amanheci o dia revendo ...
Simplesmente, tocante !!!

Velubs

Nuno disse...

Também começo a ficar com vontade de rever. Talvez já neste fim-de-semana.
Obrigado pela sugestão.