4 de janeiro de 2009

"Emotional Arithmetic" por Nuno Reis

O cinema sempre achou o terreno de batalha solo fértil para criar argumentos. Se nos anos áureos do cinema se analisava a preparação para a guerra ou a guerra em si, nos últimos anos a vertente favorita têm sido o lado humano do pós-guerra. As cicatrizes invisíveis deixadas nos que voltaram, e naqueles para quem ninguém voltou. O fracasso no Vietname fez com que a Segunda Guerra Mundial fosse o cenário preferido dessas estórias, mas nada dura para sempre.

A guerra terminou há mais de sessenta anos e acerca dos combatentes e prisioneiros já quase tudo foi dito. Por onde mais poderia o tema ser espremido? Só faltava falar de um grupo. A última oportunidade de pegar no tema era pegar em crianças dessa época e contar de que forma a experiência lhes moldou a personalidade.

Em "Emotional Arithmetic" Susan Sarandon interpreta Melanie, uma sobrevivente da guerra. A agora avó vai receber no Canadá aquele que a protegeu no campo de detenção. Só que Jakob não vem só. Faz uma surpresa e traz Christopher, a outra criança que esteve detida com ela. O reencontro com Christopher vai despertar uma velha paixão em plena crise matrimonial. Marido, filho e neto não compreendem a importância que estas pessoas têm para Melanie e sentem-se desconfortáveis por terem perto de si uma memória da guerra. A dúvida atormenta cada uma das personagens.

O desenho das personagens reflecte-se nas interpretações. O enorme espectáculo que é ver Susan Sarandon, Gabriel Byrne e Max von Sydow a actuar contrasta com um Christopher Plummer discreto e um Roy Dupuis inútil. Laços familiares, traumas de guerra e coragem de seguir em frente são os temas desta obra. A forma monótona como é contada faz com que o espectador perca o interesse.

Os estranhos fantasmas do passado que deambulam pela quinta trazendo recordações trazem flashbacks desnecessários e quebram a narrativa. Conclusões definitivas não há. Se o passado fosse referido levemente e o lado humano no presente fosse bem trabalhado podia ser um grande filme sobre oportunidades desperdiçadas e sobre seguir em frente. Ficou-se pela mediania sem conclusões.


Título Original: "Emotional Arithmetic" (Canadá, 2007)
Realização: Paolo Barzman
Argumento: Jefferson Lewis (baseado no livro de Matt Cohen)
Intérpretes: Susan Sarandon, Gabriel Byrne, Max von Sydow, Christopher Plummer, Roy Dupuis
Fotografia: Luc Montpellier
Música: Normand Corbeil
Género: Drama
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.emotional-arithmetic.com/

0 comentários: