18 de janeiro de 2009

"Smother" por Nuno Reis


Não há pior forma de começar o dia do que sendo despedido. Se a isso se juntar a esposa louca por engravidar, um primo dela acampado no sofá e a mãe histérica à porta, vestida de abóbora e com cinco cães, só pode ser um sonho muito mau. Noah infelizmente não está a sonhar. Vai ter de lidar com tudo isto e ainda com o seu novo emprego como vendedor de alcatifas. Para piorar só faltava uma queda de meteoritos, mas não se lembraram dessa.

O tema aqui em análise é a diferença entre amor e obrigação. Porque ama a mulher tem de lhe dar um filho? Porque ama a mãe tem de viver com ela? Como pode dizer a verdade a qualquer uma delas sem as magoar? Como salvar o casamento dos pais ao mesmo tempo que se procura emprego? E o que fazer com o inútil que dorme na sala?
O início de "Smother" é interessante e as expectativas começam altas. Com o passar do tempo descamba para a comédia sem graça e apenas um ténue fio condutor evita maiores descalabros. Há cenas de humor com efeito, frases que quase ficam no ouvido e mesmo algumas situações realistas. Quando tenta fazer mais o resultado é uma desgraça.

O papel de Shepard como vendedor faz lembrar o que fez naquele sofrível "Employee of the Month" estreado há dois anos. Está mais divertido, mas continua a ser uma actuação de segunda. No aspecto romântico é um grande zero, podem culpar o argumento, e como parente é menos que isso, novamente a debitar ao argumento. Liv Tyler como a esposa tem um daqueles papeis que actrizes menores por vezes fazem para aparecer em cinema, só que ela é uma estrela e o filme é quase uma produção televisiva... algo está trocado nesse cenário. Mike White como o primo, elemento de ligação e desestabilização da família, cumpre o seu dever. Diane Keaton, a figura maior em quem o filme assentava, dá espectáculo. No início de forma espalhafatosa, mas controlada, com o desenrolar da história cada vez mais uma caricatura das personagens que tem feito recentemente. Os fãs vão ficar desiludidos.

Para ser visto em casa numa tarde de fim-de-semana com a família não é má escolha (desde que a avó não esteja presente). Ver em cinema é deitar dinheiro fora.


Título Original: "Smother" (EUA, 2008)
Realização: Vince Di Meglio
Argumento: Vince Di Meglio e Tim Rasmussen
Intérpretes: Diane keaton, Dox Shepard, Liv Tyler, Mike White
Fotografia: Julio Macat
Música: Manish Raval e Tom Wolfe
Género: Comédia, Drama
Duração: 92 min.
Sítio Oficial: http://www.smother-movie.com/

0 comentários: