12 de outubro de 2009

"Moon" por António Reis


No ano em que se assinalam os quarenta anos da primeira chegada do homem à Lua, a ficção-científica está de regresso e em grande. O festival de Sitges reflecte essa tendência com uma mão cheia de filmes deste sub-género. Obra de estreia de Duncan Jones, lembre-se de passagem que é filho de David Bowie, "Moon" é um exercício de representação assente no personagem interpretado por Sam Rockwell, a que a voz de Kevin Spacey como computador serve único contra-ponto.
Duncan Jones salienta que o seu filme é uma homenagem aos clássicos da F-C dos anos 70 e 80, como "Blade Runner", "Silent Running", "Solaris" e "Outland", ainda que as preocupações políticas e ecológicas destes filmes não sejam as determinantes de "Moon". Em "Moon" a tónica dominante é a solidão que eventualmente conduz à loucura e a reflexão sobre a essência da humanidade que é a sociabilidade.

Abandonado numa estação na face oculta da Lua, qual Robinson Crusoe sem Sexta-Feira, a sua vida é regulada por um omnipresente Gerty, que lembra estranhamente HAL de 2001. No seu isolamento estelar Sam Bell é humano demasiado humano: tem uma mulher que o ama por causa da ausência, uma filha que cresce sem a presença paterna, respostas emotivas e agressivas como qualquer um de nós. A não ser que seja apenas mais um clone no limiar da validade que descobre o seu destino. Uma obra muito filosófica, ou não fosse Duncan Jones da filosofia, que consegue o milagre de, com cinco milhões de euros, fazer uma obra-prima da ficção-científica, com a dificuldade de estar centrada na interpretação de um único personagem.

Apresentado à Europa em Cannes, confirmou o seu estatuto ao vencer o Méliès d’Argent em Lund e o Grande Prémio em Sitges. Quando lhe perguntamos porque não tem o seu filme músicas do álbum "Space Odditty" do pai Bowie, respondeu sorrindo que os direitos eram demasiado caros para o seu orçamento. Mas que Bowie gostou da estreia do filho gostou.


Título Original: "Moon" (Reino Unido, 2009)
Realização: Duncan Jones
Argumento: Duncan Jones, Nathan Parker
Intérpretes: Sam Rockwell, Kevin Spacey (voz)
Fotografia: Gary Shaw
Música: Clint Mansell
Género: Drama, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 97 min.
Sítio Oficial: http://www.moon-movie.com/

12 comentários:

Tiago Ramos disse...

Um dos filmes mais ansiados por mim, mas que não sei quando verá a luz do dia em Portugal...

Sérgio Rodrigues disse...

Também o espero com expectativa, mas não está prevista a estreia nacional para 12 de Novembro?

Nuno disse...

Infelizmente está. É daqueles filmes que quando vai a um festival sai de lá premiado. Não se percebe porque estreia numa época tão morta quando podia perfeitamente esperar pelo Fantas...

Sérgio Rodrigues disse...

Nuno, my thoughts exactly... ;)

Sérgio Rodrigues disse...

Já agora, ainda sobre o Fantas, ainda não se sabe de nada?

Nuno disse...

A selecção do fantástico está praticamente fechada.

Claro que estreias em Novembro de filmes magníficos como "Moon" e "The Imaginarium of Dr. Parnassus", estreias em Outubro de séries Z como "Lesbian Vampire Killers" e "Zombieland" tornam tudo mais complicado. Mas ainda há muitos filmes excelentes para ver. Nos próximos dias vou publicar as reviews do António Reis sobre alguns dos filmes convidados. Veremos se ficam por estrear até lá...
No fim do mês já devemos ter confirmações. Pelo que vi toda a gente quer ter o filme no Fantas, é uma questão de convencer o distribuidor a aguardar.

Sérgio Rodrigues disse...

O Dr. Parnassus foi adiado para Fevereiro, veremos...

Sobre o Moon qualquer coisa para ajudar é só dizer...

Já agora, tem conta de twitter pessoal?

Nuno disse...

Afinal o "Zombieland" é só em Dezembro, 3 semanas antes de Espanha.
Mesmo com o Parnassus adiado, ainda estreiam demasiado cedo "Moon", "Antichrist", "Thirst", "Cirque du Freak", "Molly Hartley", "Cold Souls"... Pelo menos o "The Orphan", foi ao MotelX antes da estreia. Não percebo como se lança um filme do fantástico fora dos festivais... No ano que o Fantas homenageia Besson estrear "Arthur et la vengeance de Maltazard" fora do festival é muito mau planeamento. Alguém recusa publicidade gratuita??

Não vejo utilidade alguma no twitter. Criei para o blog apenas para acompanhar as tendências dos leitores, não tenciono alguma vez fazer para mim.

Sérgio Rodrigues disse...

Sim, de facto é de estranhar... Fiquei sempre com a ideia que, pelo menos, o Thirst e o Moon iriam passar pelo Fantas... Veremos...

Sobre o twitter ok, como têm facebook pensei que tb tivesse twitter, que tb já agora, já o adicionei juntamente com o site ;)

Continuação,
Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues disse...

Olha olha, agora foi o Antichrist adiado para Janeiro... Só mais um bocadinho... LOL

Pedro Vilas-Boas disse...

É favor de tentar trazer o "Enter de Void" que é, digam o que disserem, um verdadeiro 5 estrelas... ;)

"Accident", "Heartless", "Metropia" e "Mr Nobody" também são boas opções.

Nuno disse...

"Heartless" e "Mr. Nobody" também estão na minha lista de obrigatórios :)