18 de outubro de 2009

Ourense 2009

Ontem terminou o festival de Ourense, evento galego geminado do festival portuense. Ourense tem sempre enorme importância na divulgação do cinema português na região, seja pela elevada participação dos filmes nacionais em competição, seja pelo prémio dedicado em exclusivo às produções galego-portuguesas.

Uma grande vantagem deste festival sobre os outros é a proximidade das termas, local de eleição para relaxar após um longo dia a ver filmes.

Mais uma vez confirmou-se a enorme sintonia entre Fantasporto e Ourense. Depois da dupla vitória em 2007 do galego "Un Franco, 14 Pesetas" na semana dos realizadores, em 2008 um filme concorrente em Ourense - "Dolina" - venceu no Porto o troféu de melhor fotografia no fantástico. Ainda no ano passado os festivais galardoaram em coro "The Lovebirds". Depois do Prémio Especial do Júri no Fantas, dois dos principais prémios locais.
Este ano em Portugal homenageou-se a cinematografia galega. E em Ourense foi o Méliès d'Argent Fantasporto 2009 "Absurdistan" a vencer. Não um prémio qualquer, mas sim o prémio do público, mostrando que os galegos apreciam o cinema fantástico. Veit Helmer esteve presente e fez um magnífico discurso ao receber o prémio. Começou por dizer "vou ser rápido porque não tenho de agradecer ao júri" e terminou com "façam amor".

Para o ano o número quinze vai unir os festivais. Em Ourense celebra-se o 15º aniversário, no Porto meio ano antes é atingido o dobro dessa idade. Porque o cinema só vale a pena se for uma festa, festejemos. Em conjunto como sempre.

0 comentários: