22 de setembro de 2011

Os Super 8 do Fantastic Fest

O Fantastic Fest criou o prémio Next Wave para premiar os valores emergentes do fantástico. Olhando para os vencedores do passado não estamos mal servidos pois apesar por norma esses novos valores de não estrearem comercialmente, apenas um não chegou aos nossos festivais.
2007: Nacho Vigalondo ("Los Cronocrimenes", Fantas 2008)
2008: Yoshihiro Nishimura ("Tokyo Gore Police", Fantas 2009)
2009: Ben Wheatley ("Down Terrace")
2010: Jorge Michel Grau ("Somos Lo Que Hay", MotelX 2011).

Pois os oito nomeados deste ano são um lote de grande qualidade e além de incluirem filmes passados nos festivais do Porto e de Lisboa, também sugerem alguns que podem vir no próximo ano. No Antestreia como estamos uns meses à frente do resto do país tentaremos antecipar o que for possível sobre esses filmes.

"Aardvark" - Kitao Sakurai
Larry é invisual de nascença, mas tem uma curiosidade que o atira para o meio de um bizarro submundo de crime repleto de artes marciais, intria, assassinato e lutas de almofadas.


"Beyond the Black Rainbow" - Panos Cosmatos
Uma mulher é mantida prisioneira num laboratório por um cientista misterioso. Ficção-científica ao estilo dos anos 70, algures entre"Stalker" e "Logan's Run". (review para breve, depois de o ver em Sitges)


"Bullhead" - Michael R. Roskam
Trauma testicular, um mercado negro de hormonas bovinas, dependência de esteróides e muitas emoções suprimidas misturam-se para formar uma poderosa narrativa.


"Calibre 9" - Jean-Christian Tassy
Um planeador urbano vê-se envolvido com uma arma possuída pela alma de uma prostituta morta.


"The Corridor" - Evan Kelly
Cinco amigos reúnem-se numa cabana remota para um fim-de-semana e descobrem algo de muito invulgar nos bosques (deu no MotelX, review para breve).


"Juan of the Dead" - Alejandro Brugués
Cinquenta anos depois da Revolução cubana, uma nova está prestes a começar. Só que esta revolução é feita por zombies. (review para breve)


"Rabies" - Aharon Keshales e Navot Papushado
Dois polícias, quatro jogadores de ténis, um ranger, dois fugitivos, um assassino e muitos mal-entendidos num filme onde nada corre como esperado. (review para breve, deu no Fantas)


"The Squad" - Jaime Osorio Marquez
Nove soldados atravessam as montanhas colombianas para recuperar um posto perdido para a guerrilha. Lá dentro vão encontrar um amontado de cadáveres e um tempo para se conhecerem.

1 comentários:

Rita Santos disse...

Estou bastante curiosa para ver o Juan de los Muertos, pelo que consegui perceber é uma espécie de nova versão do Shaun of the Dead.