4 de julho de 2010

"Les Derniers Jours du Monde" por António Reis


Irmãos Larrieu homenageados em Vila do Conde

Na prestigiada cerimónia de entrega do Méliès d'Or de 2009 - prémio europeu da Federação Internacional da Festivais de Cinema Fantástico para o melhor filme de género galardoado com os Méliès d'Argent nos diferentes festivais - o filme seleccionado para a gala foi "Les Derniers Jours du Monde". Este mesmo filme é hoje exibido em Vila do Conde inserido na homenagem que o festival faz aos irmãos Larrieu.

Reconheço que o visionamento no festival de Sitges não deixou de causar me surpresa pela síntese de géneros que apresentava, meneando sinuosamente entre o drama romântico e a desagregação dos afectos muito próxima do cinema francês com a temática catastrofista de um fim do mundo de mensagem ecologista. Mais estranho para nós portugueses era a música inicial tocada por uma fanfarra, nada menos do que "Vinho Verde que é do meu Portugal". Será curioso podermos perguntar aos realizadores a razão desta escolha.



A construção da narrativa de "Les Derniers Jours du Monde" tem essencialmente cinco pontos fortes: uma estruturação da cronologia a dois tempos, um aproveitamento curioso da invulgar etnografia basca e das suas festas, uma tentativa de renovação de um fantástico pós-moderno, um ambiente cromático no limiar do fantástico realçado pela excelente fotografia e, em último lugar, a presença de Amalric como actor. Não por acaso a escolha de Vila do Conde acompanha a tendência do último festival de Cannes onde Amalric - realizador - foi premiado pelo seu "On Tour".

Numa sociedade em vias de destruição, o microcosmos familiar é um dos primeiros a perceber esses sintomas do caos e "Les Derniers Jours du Monde" funciona duplamente bem nestes dois registos: no registo do fantástico tout court e no da metáfora. Marca pontos assim junto de públicos muito diferentes e espera-se que Vila do Conde seja apenas o início da sua merecida estreia comercial.

Uma boa razão para ir ao festival.

Título Original: "Les Derniers Jours du Monde" (Espanha, França, Taiwan, 2009)
Realização: Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu
Argumento: Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu
Intérpretes: Mathieu Amalric, Karin Viard, Catherine Frot, Sergi López
Fotografia: Thierry Arbogast
Música:
Género: Ficção-Científica
Duração: 130 min.
Sítio Oficial: http://www.wildbunch-distribution.com/site/lesderniersjours/

0 comentários: