28 de julho de 2010

Abertura Oficial de Avanca


Comemorando a 14 edição ininterrupta, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do "AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia" será hoje pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.

Dois filmes fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o início da competição internacional que este ano recebeu filmes de 72 países.
"Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins, uma obra de cariz fantástico em animação 3D passada em 1750 numa aldeia do norte de Portugal e "A ria, a água, o homem" de Manuel Matos Barbosa com a voz do actor Joaquim de Almeida, são os dois filmes de animação portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial.
A abertura do festival é ainda marcada pela exibição do filme "The Confession" de Tanel Toom que acaba de ganhar o OSCAR atribuído pela Academia Americana para o melhor filme realizado numa escola de cinema.
Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2009 irão receber os seus prémios na cerimónia de abertura.
Ao longo do festival, que decorre até domingo dia 1 de Agosto, serão exibidos filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação marcada por 33 estreias mundiais e a quase totalidade dos filmes exibidos em estreia nacional.

Pela primeira vez, uma conferência internacional irá marcar o festival, reunindo académicos e investigadores de cerca de vinte países que apresentarão 141 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.
"AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação" é uma conferência que tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.
Dividido entre dois espaços, no Auditório Paroquial de Avanca será exibida a competição internacional de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 23.45h.
No Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, filmes em panorama e grande parte da Competição Avanca.

Tendo a Competição Avanca sido criada há já alguns anos para exibir a produção cinematográfica da região, tem este ano 29 obras em competição, demonstrando um forte incremento da produção na região. Destes, 23 fazem a sua estreia mundial no AVANCA'10.

0 comentários: