15 de agosto de 2011

"Bad Teacher" por Nuno Reis

Quando um filme tem tudo para ser mau e o vamos ver na esperança de que seja bom, há duas máximas a manter presentes na memória: primeiro, tem de ter algo muito bom para compensar as defesas contra baixas expectativas; segundo, se já sabíamos que ia ser mau, é contraditório acusá-lo de ser mau. No caso de "Bad Teacher" é exactamente isso. Sabemos que vai ser mau, mas mesmo assim há algo que nos atrai e no fim não temos coragem para dizer que foi surpreendentemente mau.

Elizabeth foi uma professora discreta ao longo do ano lectivo. O casamento eminente manteve-a distraída da balbúrdia da escola. Só que o destino atira-a de regresso às aulas na mesma escola. Determinada a não ficar presa nesse feitiço do tempo em que ano após ano tem de enfrentar os mesmos problemas em alunos iguais enquanto envelhece, descobre no novo colega Scott Delacorte a porta de saída debruada a diamantes. Só que para isso precisa de um peito novo e para isso precisa de dinheiro. Há duas formas de o conseguir e tenta ambas. Primeiro rouba dinheiro da escola. Depois dá o máximo de si para ganhar o prémio de melhor professora. Conseguirá a professora mais baldas da história tornar os seus alunos em génios?
Cameron Diaz Bad Teacher

O motivo para ver este filme Cameron Diaz. Uma das maiores sex symbols da última década, prova que continua em forma e capaz de atrair multidões ao cinema. Após alguns dramas bem conseguidos volta à comédia onde é rainha e carrega o filme em ombros do início ao fim com uma personagem memorável.
A secundá-la temos Justin Timberlake numa personagem pequena, mas devido ao caso entre os dois há alguns anos continua a ser apelativo para as fofoquices. Podem vê-los ainda como o casal de outrora, só recomendo que não os associem às personagens do Shrek. O outro actor também com um micro papel é Jason Segel. Não está ao seu melhor, mas pelo tempo que tem não afecta o conjunto.
A surpresa maior vem de uma actriz que tinha andado muito discreta. Falo de Lucy Punch cujos papéis medíocres em "You WIll Meet a Tall Dark Stranger" e "Dinner For Schmucks" nos tinham feito esquecer que é uma boa actriz. Como Amy Squirrel tem uma performance magnífica e é razão suficiente para ver o filme.
Bad Teacher

"Bad Teacher" é exactamente aquilo que se espera. É uma comédia no ambiente escolar. Satiriza problemas do sistema de ensino e filmes sobre o tema. É bastante sexual. Vemos uma sucessão de eventos completamente previsíveis - ocasionalmente intercalados por algo inesperado - que nem por isso deixam de ser divertidos. Tem o inconveniente de ter sido feito a pensar no público americano e por isso falar de temas que para a maioria dos espectadores poderão não ser assim tão banais, mas no fim deu-nos exactamente aquilo que se propunha: um momento bem passado.

Bad TeacherTítulo Original: "Bad Teacher" (EUA, 2011)
Realização: Jake Kasdan
Argumento: Gene Stupnitsky, Lee Eisenberg
Intérpretes: Cameron Diaz, Lucy punch, Jason Segel, Justin Timberlake
Música: Michael Andrews
Fotografia: Alar Kivilo
Género: Comédia
Duração: 92 min.
Sítio Oficial: http://www.areyouabadteacher.com/

1 comentários:

Delfina disse...

foi bem passado sim senhor. quando não se tem cabeça para filmes complicados. :)