9 de setembro de 2011

Selecção Oficial de Ourense 2011

Num ano em que a crise tem dado asas à imaginação dos festivais pelo mundo fora, também Ourense se reinventou. O festival mais variado que alguma vez conheci, apresenta-se mais pequeno em número de secções, mas ainda assim com uma lista de filmes extensa.

A competição conta com cinco produções nacionais. "A Única Vez" de Nuno Amorim, "Viagem a Cabo Verde" de José Miguel Ribeiro (o realizador venceu o prémio Eixo Atlântico em Ourense 2010), "O Voo da Papoila" de Nuno Portugal, "Vicky and Sam" de Nuno Rocha e e finalmente "I Know You Can Hear Me" de Miguel Fonseca. Para fazer companhia a todos esses Nunos também o Antestreia enviará um homónimo a fazer a cobertura do festival neste seu renascer.

Os ciclos não-competitivos serão:
  • Comédia, com "Le jeu de l'amour et du hasard", "Operación Casablanca", "Aunque todo vaya mal" e "Potiche";
  • Igualdade, onde se debruçarão sobre a temática dos problemas de identidade, de género, e da violência contra minorias étnicas, sexuais ou religiosas, com filmes como "I Shot My Love", "Love Davka" e "Madres 0'15 el minuto";
  • Visões da América Latina com tudo o que se faz em espanhol no resto do mundo, onde se incluem "Carancho" premiado no Fantas e "Abel;
  • Visões da Europa Atlântica apresentará duas produções que não tiveram distribuição, mas cuja carga emocional torna obrigatórias;
  • Panorama Galiza trará o melhor da produção e co-produção Galega e Ourensana.

    A competição é composta pelos seguintes títulos:

    Animação

    [R] de Julie Rembauville & Nicolas Bianco-Levrin (França)
    A Lost and Found Box of Human Sensation de Martin Wallner & Stefan Leuchtenberg (Alemanha)
    A Morning Stroll de Grant Orchard (Reino Unido)
    A única vez de Nuno Amorim (Portugal)
    Ámár de Isabel Herguera (Espanha)
    Birdboy de Alberto Vázquez & Pedro Rivero (Letónia)
    Dove sei, amor mio de Veljko Popovic (Croácia)
    En algún camino de Felipe Rojas (Espanha)
    Gato Encerrado de Peque Varela (Argentina,Galiza)
    Keha mälu de Ülo Pikkov (Estónia)
    La Femme à Cordes de Vladimir Mavounia-Kouka (França)
    La Femme du Lac de Mathilde Philippon-Aginski (França)
    La fille & le chasseur de Jadwiga Kowalska (Suíça)
    Le Concile Lunatique de Christophe Gautry & Arnaud Demuynck (Bélgica,França)
    Les Journaux de Lipsett de Theodore Ushev (Canadá)
    Loom de Ilija Brunck, Jan Bitzer, Csaba Letay (Alemanha)
    Luminaris de Juan Pablo Zaramella (Argentina)
    Moj Put de Veljko Popovic & Svjetlan Junakovic (Croácia)
    Norit Krupi de Jurgis Krasons (Letónia)
    Rechazo de Pablo Polledri (Argentina )
    Schlaf de Claudius Gentinetta and Frank Braun (Suíça)
    Something Left, Something Taken de Max Porter & Ru Kuwahata (EUA)
    Switez de Kamil Polak (Canadá, Dinamarca,França,Polónia,Suíça)
    The External World de David O'Reilly (Alemanha)
    The Greek Crisis Explained de Nomint (Grécia)
    The Trenches de Claude Cloutier (Canadá)
    Viagem a Cabo Verde de José Miguel Ribeiro (Portugal)
    Vicenta de Sam (Galiza)
    Xochimilco 1914 de Viumasters (México)

    Curtas de ficção

    ¿Te vas? de Cristina Molino (Espanha)
    Al quinto de Ignacio Estaregui (Espanha)
    Amistad de Alejandro Marzoa (Espanha)
    Ana Gerasirde de Mikas Zukauskas (Lituânia)
    Anonymous de Erick Culasso (Argentina)
    Armandino e il Madre de Valeria Golino (Itália)
    Avenue de France de Didier Blasco (França)
    Baby de Daniel Mulloy (Reino Unido)
    Barbakan de Bartlomiej Zmuda (Polónia)
    Beinahe de Uwe Greiner (Alemanha)
    Centrípeta de Alex Méndez Giner (Venezuela )
    De balas y gatillos de Jorge Cassinello (Espanha)
    Deep End Dance de Conor Horgan (Irlanda)
    El grifo de Denis Rovira (Galiza)
    Emshab Vaghte Khoobi Vase Mordan Nist de Ali Asgari (Irão)
    Garabolis de Alfredo Pardo (Galiza)
    Glukhota de Myroslav Slaboshpytskiy (Ucrânia)
    Hasta que la muerte nos separe de Carolina Carrillo (Argentina)
    Je Déteste de Juan Manuel Aragón (Espanha)
    Je pourrais être votre grand-mère de Bernard Tanguy (França)
    Khanevade Salem de Amir Hossain Torabi (Irão)
    La Chaîne de Martin Saulnier (Canadá)
    La huida de Victor Carrey (Espanha)
    La importancia de ser Ornesto de Nacho Sinova (Espanha)
    Le maillot de Cristiano de Vincent Bruno (Bélgica)
    Le Miroir de Laurent Fauchère & Antoine Tinguely (Suíça)
    Le Piano / Dashnamoure de Levon Minasian (Arménia,França)
    LIN de Piers Thompson (Bulgária,Reino Unido,Turquia)
    Listenhunde de Steffen Cornelius Tralles (Alemanha)
    Little Fighters de Ivana Lalovic (Bósnia-Herzegowina, Suíça)
    Matar a un niño de César Esteban Alenda, José Esteban Alenda (Espanha)
    Mwansa The Great de Rungano Nyoni (Reino Unido, Zâmbia)
    Na Wéwé de Ivan Goldschmidt (Bélgica,Burundi)
    O voo da papoila de Nuno Portugal (Portugal)
    Porteur d'Hommes de Antarès Bassis (França)
    Raju de Max Zaehle (Alemanha,Índía)
    Suiker de Jeroen Annokee (Holanda)
    Teardrop de Damian John Harper (Alemanha)
    Tourettes de Martín Fiallega (Galiza)
    Último recurso de Barney Elliott (Perú)
    Una historia sin palabras de Pepe Carrasco (Espanha)
    Ventura de Diego Pérez (Espanha)
    Vicky and Sam de Nuno Rocha (EUA,Portugal)
    Zakira Kassira de Marwan Khneisser (Líbano)
    Zaspiewaj Mi Do Snu de Magnus Arnesen (Polónia)

    Documentários

    Almost Married de Fatma Bucak, Sergio Fergnachino (Itália)
    An African Election de Jarreth Merz (EUA,Suíça)
    Brasil somos nós de Robert Bellsolà (Brasil,Galiza)
    El edificio de los chilenos de Macarena Aguiló (Chile,Cuba,França,Países Baixos)
    Empleadas y patrones de Abner Benaim (Argentina,Panamá)
    La broma infinita de David Muñoz (Espanha)
    Odysseus' Gambit de Alex Lora (EUA,Espanha)
    Ojos rojos de Juan Pablo Sallato, Ismael Larrain, Juan Ignacio Sabatini (Chile)
    Pandore de Virgil Vernier (França)
    Radiografía dun autor de tebeos de Marcos Nine (Galiza)
    Smakelijk Eten! Hoe voedsel de wereld verandert de Walther Grotenhuis (Bélgica,Países Baixos)
    The Boy Mir - Ten Years in Afghanistan de Phil Grabsky (Reino Unido)
    The Green Wave de Ali Samadi Ahadi (Alemanha,Irão)

    Longas

    180° de Cihan Inan (Suíça)
    Ako Zrno Ne Umre (Daca Bobul Nu Moare) de Sinisa Dragin (Sérvia,Roménia,Áustria)
    Das Lied in mir de Florian Cossen (Alemanha)
    Fase 7 de Nicolás Goldbart (Argentina)
    Marham de Alireza Davoodnejad (Irão)
    Podslon de Dragomir Sholev (Bulgária)
    Quelques jours de répit de Amor Hakkar (Algéria,França)
    Siberia, Monamour de Slava Ross (Rússia)
    The Off Hours de Megan Griffiths (EUA)
    Vergiss dein Ende de Andreas Kannengießer (Alemanha)

    Novos Media

    A Song of Praise (or An Ode to Order) de Bram Loogman (Países Baixos)
    All Flowers in Time de Jonathan Caouette (Canadá,EUA)
    Arheo 29 de Vladislav Knezevic (Croácia)
    Back de Vicent Gisbert Soler (Espanha)
    Canto de permanencia de Carlos Seijo Canosa (Galiza)
    Centipede Sun de Mihai Grecu (França)
    Chok Shachor Lavan de Maya Zack (Israel)
    Circle de Minna Parkkinen (Finlândia)
    Drift de Christina von Greve (Alemanha)
    Her Mother's Daughters de Oonagh Kearney (Irlanda)
    I Know You Can Hear Me de Miguel Fonseca (Portugal)
    Ich allein auf fremde wegen de Félix Fernández (Galiza)
    Le Rocher de Étienne de Massy (Canadá)
    Les Barbares de Jean-Gabriel Périot (França)
    Looking for a Snowstorm de Mia Degner (Dinamarca)
    Sainte-Cécile: Dany de Alexandre Dostie (Canadá)
    The Futurist de Emily Richardson (Reino Unido)
    The Voice of God de Bernd Luetzeler (Alemanha,Índia)
    To Anne Marie de Petra Lindholm (Finlândia)
    Travelogue de Jani Ruscica (Reino Unido)
    WARdisease de Marie Magescas (França)


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