1 de fevereiro de 2005

"Closer" por Nuno Reis


Um dos grandes títulos actualmente em exibição é "Closer" de Mike Nichols, o realizador que conseguiu com "Angels in America" uma das séries mais premiadas de sempre.
A história deste filme centra-se em quatro pessoas, um jornalista falhado, uma stripper, uma fotógrafa e um médico. As vidas dessas pessoas cruzam-se através de Dan (Jude Law) que ajuda Alice quando ela é atropelada e se apaixona por ela, é fotografado por Anna (julia Roberts) para um livro que escreveu e... apaixona-se por ela, fala com Larry (Clive Owen) na net e... consegue que ele se apaixone.
Esta interessante história prossegue retratando o lado mais humano de cada uma das personagens nas suas situações amorosas únicas, através de paixões, desilusões, mentiras e enganos construindo vidas imperdíveis. Jude Law interpreta um jornalista/escritor que apesar de ter o amor de uma mulher deseja outra e enquanto a sua vida se torna perfeita e se desmorona perde ambas. Julia Roberts interpreta uma americana em Londres e dá à personagem o seu toque pessoal, uma mulher irresistível, forte, sempre ela própria. Clive Owen é-nos apresentado como um tarado sexual e depressa se revela um inimigo terrível, um autêntico..... Natalie Portman tem uma vida feliz com o seu amor e não pedia nada mais mas a traição dele vai fazer com que volte à sua vida americana.
O filme não é nada de extraordinário mas as nomeações de Owen e Portman para quase todos os prémios são totalmente merecidas, Owen consegue ter finalmente um grande papel que desempenha como ninguém, parece incrível que teha tido o papel de Jude law na versão teatral. Portman tem um papel bastante pesado, consegue transmitir dor com o olhar e uma verdade dita no final, simples e belo, dá valor a quase todos os momentos vividos por ela. Devo referir que depois de ver este filme o papel dela em "Garden State", prestes a estrear, ganha muito mais sabor.
Estes dois actores são por si sós a razão para se ir ver o filme, apesar de poucos dos filmes nomeados terem estreado por cá com estes dois a estatueta ficaria bem entregue.

0 comentários: