10 de fevereiro de 2005

"Ray" por Nuno Reis


Se a semana passada “The Aviator” era o filme biográfico a não perder, esta semana a escolha fica muito mais difícil com “Kinsey”, sobre um cientista revolucionário, e “Ray”, sobre a extraordinária vida de um dos maiores artistas do século vinte.
Uma das razões que tornam este filme incontornável é que juntamente com “Collateral” e “Redemption: The Stan Tookie Williams Story” tornaram Jamie Foxx o primeiro actor a ser nomeado para três Golden Globes” (Melhor Actor Principal, Melhor Actor Secundário e Melhor Actor em Tele-filme). Qual a razão por trás de tanto sucesso? Em “Ray” vê-se o empenho e sacrifício que dedica à personagem, o actor quis conhecer suficientemente bem o Ray septuagenário para poder imitar o músico, mas não demasiado pois tinha de recriar um Ray ainda com 20 e 30 anos, durante as filmagens utilizou umas próteses que o deixaram mesmo cego e utilizou o seu próprio talento musical para interpretar todas as músicas de Ray Charles, uma estrela consagrada em diversos estilos.
Acompanhando Ray desde os seus primeiros tempos vemo-lo a mentir sobre a cegueira para poder ir para a cidade actuar, vemo-lo a tornar-se amigo de Quincy Jones, a lutar pelos seus direitos, a ser incompreendido por muitos, a arriscar tudo para ser alguém e a triunfar contra todas as expectativas, conseguindo contratos extraordinariamente proveitosos. A música sempre presente acompanha todos os estilos: começou no country, experimentou misturar soul com gospel, tornou-se uma estrela em blues, redefiniu o jazz e foi um dos criadores do rock & roll. Enquanto progride como artista é preciso não esquecer que é também um ser humano, vemos o seu casamento, as relações extra-conjugais, como entra no mundo da droga e como luta para de lá sair quando ela começa a levar os seus amigos. Como enfrenta o racismo é banido da Geórgia mas isso faz com que os seus fãs entre os afro-americanos aumentem de número e aproveita essa redução no número de espectáculos nos EUA para se lançar em digressão pelo mundo atingindo um sucesso sem comparação.
Uma digna homenagem a um lutador cujos carreira só terminou com a morte. Para quem gosta de Ray Charles este é um título único, quem não conhece vai descobrir o que tem andado a perder e os que não gostam do músico pode ser que comecem a admirar o homem.

Título Original: "Ray" (EUA, 2004)
Realizador: Taylor Hackford
Intérpretes: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King
Argumento: Taylor Hackford, James L. White
Fotografia: Pawel Edelman
Música: Craig Armstrong, Ray Charles
Género: Drama, Musical
Duração: 152 min
Sítio Oficial: http://www.raymovie.com/

0 comentários: