16 de janeiro de 2008

Fantasporto 2008 (I)

Foi ontem apresentada, no Café Guarany, no Porto, a 28ª Edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. A decorrer entre os dias 25 de Fevereiro e 8 de Março, destaca-se nesta edição, para além da tradicional Secção Oficial de Cinema Fantástico, da Semana dos Realizadores (que este ano terá como nome do vencedor Prémio Manoel de Oliveira) e a Secção Orient Express, as retrospectivas / homenagens de Max Von Sydow, Fernando Lopes, Cinema Dinamarquês, Jodorowsky e Estúdios Ghibli (de Hayao Myazaki), a inauguração de um novo espaço no Teatro Sá da Bandeira, com retrospectivas de terror várias, série b, série z, asiático e Takashi Miike. O Antestreia, como sempre, vai fazer uma cobertura e divulgação exaustiva do evento, e aproveitamos para deixar aqui a (muito exaustiva) lista de filmes que irão ser exibidos.


SECÇÕES OFICIAIS
Secção Oficial Cinema Fantástico – Competição

Longas metragens

Artefacts – Giles Daoust – Fra – 75 min
Cecilie – Hans Fabian Wullenweber – Din – 93 min
Dolina – Zoltán Kamondi – Hung, Rom – 122 min
Dementia - Fernando Câmara – Esp – 75 min
I’m a Cyborg, but That’s Ok – Chan-wook Park – Cor Sul – 105 min – Orient Express
Inside – Julien Maury, Alexandre Bustillo – Fra – 83 min
La Habitácion de Fermat – Luis Pedrahita, Rodrigo Sopeña – Esp 90 min
Los Cronocrimenes – Nacho Vigalondo – Esp – 88 min
Mother of Tears – Dario Argento – Ita – 98 min
Rec – Jaume Balagueró, Paco Plaza – Esp – 90 min
Shrooms - Paddy Breathnach – Ire – 86 min
Silent Resident – Brigitte Hobmeyer – Aus, Ale, Lux, Hun – 96 min
The Ferryman - Chris Graham – NZ – 100 min
The Orphanage – Juan Antonio Bayona – Esp - 100 min
The Ungodly – Thomas Dunn – Esp/EUA – 102 min
Virus Undead- Wolf Wolff & Omuthi – Alem – 93 min
Wolfhound – Nikolay Lebedev – Rus – 136 min
Yo soy otro – Oscar Campo – Col – 97 min

Curtas-metragens

Ark – Grzegorz Jonkajtys, Marcin Kobylecki – Pol – 9 min
Baba Yaga – Frederic Dano – Fra – 12 min
Colgados – Manolo Vázquez – Esp – 15 min
É Verdade – Paulo Prazeres – Port – 7 min
Face Machine – Justin Simms – Can – 15 min
Found Objects – David Birnbaum – Can – 18 min
Hezurbeltzack, Una Fosa Comum – Izibene Oñedera – Esp – 4 min
In the Wall – Mike Williamson – Can – 22 min
Itsy Bitsy – David May – EUA – 9 min
Juanito Under the Orange Tree – Juan Carlos Villmizar – Col – 9 min
Las Horas Muertas – Haritz Zubillaga – Esp – 14 min
Même les pigeons vont au paradis – Samuel Tourneux – Fra – 9 min
Occupations – Lars Von Trier – Din – 3 min
Peekers – Mark Steensland – Din – 8.15 min
Perpetuating Seconds – Holger Borgreffe – Ale – 14 min
Rojo Red – Juan Manuel Betancourt – Col – 13 min
Sheep in the Island – Aaron Lim – Cor Sul – 10 min
Shut-eye Hotel – Bill Plympton – EUA – 7 min
The Attack of the Killer Kriters – Samuel Orti Marti – Esp – 10 min
The New Life – Daniel Giambruno – Australia – 10 min

Secção Oficial Semana dos Realizadores (e Prémio Manoel de Oliveira) – Competição

And Along Come Tourists - Robert Thalheim – Ale – 85 min
Breath – Kim Ki Duk – Cor Sul – 84 min – Orient Express
Home of the Brave – Irwin Winkler – EUA/Ale – 98 min
How to Get Rid of Others – Anders Ronnow Klarlund – Din – 94 min
Interview – Steve Buscemi – EUA, Hol – 85 min
Music Within - Steven Sawalich – EUA – 93 min
Opium – Diary of a Madwoman – Janos Szasz – Hun – 109 min
Presumptes Implicats – Enric Folch – Esp – 90 min
Rio Turvo – Edgar Pêra – Port – 78 min
Terra Sonâmbula – Teresa Prata – Port 103 min
The Band’s Visit – Eran Kolirin – Isr, EUA, Fra – 87 min
The Calling Game – Felix Randau – Ale – 90 min
The Lovebirds – Bruno de Almeida – Port – 80 min.
Unschuld (Innocence) – Andreas Morell – Ale – 96 min
You, the Living – Roy Andersson – Swe – 95 min

Secção Oficial Orient Express – Competição

Breath - Kim Ki Duk – Cor Sul – 84 min
Epitaph – Jung Brothers – Cor Sul – 98 min
Exodus – Pang Ho-Cheung – Hong Kong – 95 min
Eye in the Sky – Yau Nai Hoi – HK – 90 min
I’m a Cyborg, but That’s Ok – Chan-wook Park – Cor Sul 105 min
Mirror (aka Chermin) – Zarina Abdullah – Mal – 100 min
Muoi, The Legend of a Portrait – Kim Tae-Kyung – Cor Sul – 96 min
Tekkonkinkreet – Michael Arias – Jap – 111 min
The Victim - Monthon Arayangkoon – Tai – 108 min
Triangle - Tsui Hark, Ringo Lam, Johnnie To – HK, Chi – 100 min
Tuya’s Marriage – Quanan Hang – Chi – 96 min

Prémio Méliès – 12º Méliès D’Argent – Competição

Longas-metragens

Artefacts – Giles Daoust – Fra – 75 min
Cecilie – Hans Fabian Wullenweber – Din – 93 min
Dementia - Fernando Câmara – Esp – 75 min
La Habitácion de Fermat – Luis Pedrahita, Rodrigo Sopeña – Esp – 90 min
Los Cronocrimenes – Nacho Vigalondo – Esp – 88 min
Rec – Jaume Balagueró, Paco Plaza – Esp – 90 min
Shrooms - Paddy Breathnach – Ire – 86 min
Silent Resident – Brigitte Hobmeyer – Aus, Ale, Lux, Hun – 96 min
Virus Undead- Wolf Wolff & Omuthi – Alem – 93 min

Curtas-metragens

Ark – Grzegorz Jonkajtys, Marcin Kobylecki – Pol – 9 min
Colgados – Manolo Vázquez – Esp – 15 min
É Verdade – Paulo Prazeres – Port – 7 min
Hezurbeltzack, Una Fosa Comum – Izibene Oñedera – Esp – 4 min
Las Horas Muertas – Haritz Zubillaga – Esp – 14 min
Même les pigeons vont au paradis – Samuel Tourneux – Fra – 9 min
Occupations – Lars Von Trier – Din – 3 min
Perpetuating Seconds – Holger Borgreffe – Ale – 14 min
The Attack of the Killer Kriters – Samuel Orti Marti – Esp – 10 min

Secção Oficial Première

Auftauchen- Felicitas Korn – Ale - 90 min
Bibi Blocksberg – Hermine Huntgeburth – Ale – 102 min
Daddy’s Girl - David J. Evans – GB – 90 min
Dark Corners – Ray Gower – GB, EUA – 92 min
Dororo – Akihiko Shiota – Jap – 139 min
Emotional Arithemtic – Paolo Barzman – Can – 99 min
Friend – Kyung – Taek Kwak – Cor Sul – 113 min
Hell’s Ground – Omar Kahn – Paquistão – 78 min
Innocence – Paul Cox – Aus, Bel – 94 min
Loneliness Never Walks Alone – Roland Reber – Ale – 100 min
Murder Loves Killers Too- 70 min
Murder Party – Jeremy Saulnier – EUA – 80 min
My Dream – Wang Honghai – Chi - 95 min
No Country for Old Men – Ethan, Joel Coen – EUA – 122 min
One Missed Call – Eric Vallete – EUA, Jap, Ale – 87 min
One Missed Call Final – Manabu Asou – Jap – 109 min
Reefer Madness, The Movie Musical – Andy Flickman – 112 min
Room 205 – Martin Barnewitz – Din – 91 min
Scoutsman – Masato Ishioka – Jap – 114 min
Summer Scars – Julian Richards – GB – 75 min
Sword in the Moon – Ui-seok Kim – Cor Sul – 100 min
The Death and Life of Bobby Z – John Herzfeld – EUA/Marrocos – 105 min
The Mirror – Stephen Eckelberry – EUA – 90 min
The Mist – Frank Darabont – EUA – 127 min
The Tattoist - Peter Burger – NZ – 92 min.
Une Journée (That Day) – Jacob Berger – Sui – 95 min
Visitante de Invierno – Sérgio Esquenazi – Arg - 95 min

Secção Oficial Anima-te

Battle of the Planets – David Hanson – EUA – 72 min
Donkey Xote – Jose Pozo – Esp – 100 min
Egon & Donci – Adam Magyar – Hun – 72 min
Kiki’s Delivery Service – Hayo Miyazaki – Jap – 103 min
Mazu – Lin Shin-Jen – Chi – 90 min
My Neighbour Totoro – Hayo Miyazaki – Jap - 86 min
Nocturna – Adrià Garcia, Victor Maldonado – Esp – 95 min
Sparkling Red Star – Dante Lam – HK – 98 min
The Cat Returns – Hiroyuki Morita – 75 min
The Legend of the Sasquatch – Thomas Callicoat – EUA – 74 min
Whisper of The Heart – Yoshifumi Kondo – 111 min


0 comentários: