24 de janeiro de 2008

"Atonement" por Nuno Reis

Vencedor do Golden Globe e nomeado para muitos Oscares, "Atonement" é um dos filmes mais apelativos que temos nas salas. Como muitos filmes antes dele inspira-se num livro, e como para muitos deles é aconselhável uma leitura antes do visionamento.

Estamos nos anos trinta. A Inglaterra é um país rico e poderoso, a viver os últimos tempos de paz antes da Segunda Guerra Mundial. A família Tallis é rica e priva frequentemente com industriais poderosos. Briony, a mais jovem das duas filhas da família, é possuidora de uma enorme imaginação que converte em peças teatrais. Motivada por ciúmes ou por incompreensão do que viu e leu, acusa Robbie - um jovem amigo da família desde sempre – de um crime que viu ser cometido. Injustamente acusado e condenado à prisão, é afastado do sonho de seguir medicina e da sua amada Cecília, irmã de Briony. A sua única esperança de estar com ela é alistar-se para a guerra.

Para quem não leu o livro a versão cinematográfica pode ser confusa. Os frames que Briony presencia da relação entre Robbie e Cecília levam-na a pensar as piores coisas do jovem. O espectador tem logo em seguida oportunidade de assistir ao desenrolar dos acontecimentos que levaram a essa imagem perdida. Momentos com tensão sexual, mas de forma alguma criminosos. Estes flashbacks repetem-se meia dúzia de vezes ao longo do filme e destroem as ideias já formadas, e é aqui que o filme perde por se enrolar um pouco sem necessidade.

A primeira hora do filme visita o ambiente familiar em festa. Os Tallis acolheram uns primos do norte e todos esperam a chegada do filho mais velho e do seu importante convidado. Enquanto isso Robbie, visita constante da casa, vai cedendo aos sentimentos que nutre por Cecília. Subitamente o crime é cometido e tudo muda de rumo. A harmonia familiar quebra-se e a divisão é imediata. A partir desse instante iremos assistir ao drama de três indivíduos cujas vidas foram marcadas por uma mentira. Robbie em solo francês, Cecília à espera do seu regresso, e Briony numa adolescência de solidão e sofrimento para expiar o seu pecado. Nessa primeira parte há cenas muito bem conseguidas e a jovem Saoirse Ronan arranca de forma brilhante com uma personagem belissimamente interpretada por três actrizes. Na segunda metade apesar das interpretações femininas continuarem a ser as mais memoráveis é com a história do protagonista que nos fascinamos. As cenas com o exército em Dunkirk são surpreendentes a nível de fotografia, som, direcções artística e cénica e tudo o resto. É uma mudança de estilo que revitaliza o filme e prende os espectadores. No final uma entrevista convertida em monólogo faz com que tudo encaixe e torna o filme simplesmente arrebatador!




Título Original: "Atonement" (França, Reino Unido, 2007)
Realização: Joe Wright
Argumento: Christopher Hampton baseado no livro de Ian McEwan
Intérpretes: Keira Knightley, Saoirse Ronan, James McAvoy, Romola Garai, Brenda Blethyn, Vanessa Redgrave
Fotografia: Seamus McGarvey
Música: Dario Marianelli
Género: Drama, Guerra, Romance
Duração: 130 min.
Sítio Oficial: http://www.atonementthemovie.co.uk/

3 comentários:

Pedro Pereira 77 disse...

4 estrelas, fala aí uma estrelinha... É muito bom este filme.

Nuno disse...

Até agora foi o melhor que vi em 2008 e ficou perto das cinco. Se todo o filme estivesse ao nível da segunda metade daria as cinco sem problemas! mesmo assim é de louvar um filme conseguir mudar tão bem de cenário e de género.

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Anónimo disse...

Eu sem duvida que daria as 5 estrelas, todo o filme é fantástico. Alguma monotonia que possa ter numa primeira fase,é compensada pelas interpretaçoes dos actores, para alem da banda sonora que é moldada de uma forma fantástica às cenas.
Dos nomeados para os Oscares este deve ser o vencendor. Apesar de ter gostado muito do Juno.