3 de janeiro de 2008

Greve dos argumentistas continua


A greve encetada pela WGA (Writers Guild of America) continua a afectar o normal funcionamento da máquina dos sonhos norte-americana. Os argumentistas de cinema e televisão ameaçam agora destacar um piquete para a porta da cerimónia dos Globos de Ouro, a ter lugar no próximo dia 13 de Janeiro.
A WGA estava em conversações com a Dick Clark Productions, entidade que organiza o evento, mas falharam nesta primeira abordagem, estando agora em risco o normal funcionamento daquela que é considerada a sala de estar antes dos Óscares.

O regresso dos programas de televisão

Por outro lado, regressam esta quarta-feira os programas dos humoristas Jimmy Kimmel, David Letterman, Conan O'Brien e Jay Leno, tendo aliás o segundo chegado a acordo já com o cair do pano do ano passado. Enquanto que Letterman regressa com a sua equipa de guionistas, Leno continua sem contar com os seus, tendo anunciado para o primeiro programa do ano o candidato presidencial republicano às primárias (que hoje se iniciam nos EUA) Mike Huckabee. No Late Show de Letterman, Robin Williams é o convidado principal, o que deita mais algumas achas para a fogueira, até porque muitos actores se colocaram ao lado da greve dos afiliados da WGA.

Os piquetes têm-se manifestado de forma pacífica, apesar de alguns sustos, como os de uma dúzia de grevistas que, no fim do dia de protestos, se cruzaram com Peter Chernin, presidente da News Corporation, e com Barry Meyer, chief executive da Warner Brothers, no bar do Hotel Bel Hair (o que motivou sentimentos contraditórios quanto ao que fazer, se "ir berrar com aqueles tipos por nos tratarem tão mal" ou então optar por "esconder" - isto, nas palavras de um dos grevistas presentes no dito hotel).
O futuro continua muito cinzento, e a cerimónia dos Óscares aproxima-se a passos largos, com fortes possibilidades de ser ensombrada pela continuação da greve.


2 comentários:

Catarina disse...

Embora compreenda o motivo da greve e considere que é um motivo válido e que a justifica estou a "sofrer" os seus efeitos. Sou completamente viciada em séries de televisão (acompanho cerca de 20, vendo mais ou menos 4 séries por dia) e neste momento todas elas encontram-se sem mais episódios a ser emitidos. Espero por isso que o acordo surja em breve.

RC disse...

Sem dúvida! E é inédita a interrupção de séries como "House" e uma season finale de "Heroes" a meio da temporada! Espero também que (muito, muito rapidamente) entrem em acordo!