27 de janeiro de 2008

"3:10 to Yuma" por Nuno Reis

Nas décadas de 50 e 60 os westerns tiveram dos seus maiores títulos. Realizadores como Sergio Leone, John Ford e Howard Hawks tornaram este género o rei da sétima arte e actores como John Wayne e Clint Eastwood definiam um novo tipo de herói. Depois de um intervalo interrompido por "Silverado", "Blazzing Saddles" e "Unforgiven" o tema parecia ter esgotado e apenas voltou em formato choque com "Brokeback Mountain". James Mangold que já tinha provado a sua mestria em vários géneros arriscou e fez um remake do clássico "3:10 To Yuma". Os perigos de fazer um remake são muitos. Ou se mantém fiel ao original ou tenta fazer algo diferente, e em ambos os casos acaba por ser comparado ao primeiro.

Dan Evans é um rancheiro azarado. A seca destruiu as plantações, está a matar o gado e prazo para pagar o empréstimo que contraiu está a expirar. Para piorar as coisas queimaram-lhe o estábulo e a manada fugiu. Quando tenta recuperar os animais cruza-se com o bando de Ben Wade - o mais perigoso assaltante da região - que lhe leva os cavalos. Só falta referir que Dan perdeu um bocado da perna na Guerra Civil e usa uma perna de pau. Farto da vida difícil que leva e pressionado pela necessidade de sustentar a família, ajuda a capturar o perigoso Wade e oferece-se para o acompanhar à prisão. Um grupo de três homens tem de o levar até ao comboio para Yuma enquanto os outros bandidos, sete magníficos e sanguinários criminosos, o tentam libertar.

Este duelo chapéu branco/chapéu preto tem todos os ingredientes que agradam aos fãs. Pelo lado dos bons está um simples rancheiro. Não é um pistoleiro invencível e nem sequer é muito corajoso, mas é honesto e fortemente motivado. Pelos maus temos um assassino imparável, sempre disposto para fugir ou matar e nada propenso a erros. A teimosia combinada destes dois homens vai manter a tensão no filme até ao final. Com o desenrolar do filme a persistência de Dan vai perdendo argumentos e o hipnotizante discurso de Ben consegue arrastar torcedores para o seu lado. Vai ficando mais difícil escolher o lado a tomar e o desfecho será sempre uma incógnita. Posso adiantar que os últimos minutos estão recheados de revelações surpreendentes que se aproximam do brilhantismo. Se não tivesse tantos exageros habituais dos westerns seria um dos grandes filmes do ano.





Título Original: "3:10 To Yuma" (EUA, 2007)
Realização: James Mangold
Argumento: Michael Brandt , Halsted Welles e Derek Haas, baseados no livro de Elmore Leonard
Intérpretes: Christian Bale, Russell Crowe, Ben Foster, Peter Fonda
Fotografia: Phedon Papamichael
Música: Marco Beltrami
Género: Crime, Drama, Western
Duração: 122 min.
Sítio Oficial: http://www.310toyumathefilm.com/

2 comentários:

Cris =) disse...

Eu achei excelente! E nem sequer sou fã de westerns.

Nuno disse...

Isso é bom de ouvir. Podemos estar a assistir ao renascer do género, rejuvenescido e com capacidade para conquistar novos fãs.

Obrigado pela visita Cris.