26 de janeiro de 2008

Óscares 2008 - Melhor Argumento Original

"Little Miss Sunshine" e o argumentista Michael Arndt foram os vencedores desta categoria na cerimónia realizada em 2007. Para lhes suceder, são cinco os nomeados: "Juno" de Diablo Cody; "Lars and the Real Girl" de Nancy Oliver; "Michael Clayton" de Tony Gilroy; "Ratatouille", de Brad Bird, baseado numa história de Jan Pinkava, Jim Capobianco, Brad Bird; e, por fim, "The Savages" de Tamara Jenkins.


"Juno" (Diablo Cody)



A estrear a 21 de Fevereiro em Portugal, "Juno" é uma das grandes descobertas deste ano. Realizado por Jason Reitman (autor do interessante "Thank You for Smoking"), o argumento ficou a cargo de Diablo Cody (nascida Brooke Busey em 1978), uma mulher cuja história pessoal parece saída de um filme: conheceu o actual marido nos chats da internet, mudou-se de Chicago para Minnesota com ele, começou a trabalhar numa agência de publicidade, tendo acabado por se tornar stripper amadora, até chegar à profissionalização, tendo ainda feito uma perninha numa linha de sexo por telefone. Pouco tempo depois desistiu desta profissão, acabando por se casar e por ir viver para os subúrbios (a la "Desperate Housewifes")

Estórias pessoais à parte, "Juno" conta a história de uma adolescente que engravida, decidindo dar um rumo muito particular ao seu futuro. No papel principal está Ellen Page ("Hard Candy" - 2005), nomeada na categoria de Óscar para Melhor Actriz (falaremos dela com maior expressão quando abordarmos essa respectiva lista), contando o restante elenco com nomes como Michael Cera ("Superbad" - 2007) e Jennifer Garner ("Elektra" - 2005).
Está nomeado para 4 Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Actriz Principal. Tem colecionado prémios atrás de prémios, notabilizando-se as 3 nomeações no Golden Globes 2008, bem como as 4 nomeações e 3 prémios da Chicago Film Critics Association Awards. É a grande aposta para a vitória.


"Lars and the Real Girl" (Nancy Oliver)



Estreia do realizador de publicidade Craig Gillespie na realização de longas-metragens, o argumento foi idealizado por Nancy Oliver, uma das produtoras e argumentistas por detrás de "Six Feet Under", a multi-premiada série televisiva norte-americana.
"Lars and the Real Girl" conta-nos a história de um homem que desenvolve uma estranhíssima relação amorosa com uma... boneca. Uma peça de non-sense com Ryan Gosling ("Half Nelson" - 2006), Emily Mortimer ("Match Point" - 2005) e Patricia Clarkson (nomeada para Óscar em 2004 por "Pieces of April"), e que tem nesta categoria a sua única oportunidade de levar a estatueta para casa.


"Michael Clayton" (Tony Gilroy)



Outra aposta firme para a vitória. Escrito e realizado por Tony Gilroy (argumentista de, por exemplo, "The Bourne Identity" - 2002), outro debutante na realização, "Michael Clayton" aborda a vida de um advogado a braços com o maior desafio jurídico da sua vida, ao mesmo tempo que se encontra com a vida praticamente estilhaçada.
Com George Clooney (Óscar em 2006 por "Syriana"), Sydney Pollack (uma surpresa na interpretação, vencedor de dois Óscares em 1986 por "Out of Africa"), Tom Wilkinson (nomeado para Óscar em 2003 por "In the Bedroom") e Tilda Swinton (que está nomeada para Melhor Actriz Secundária), é um dos maiores nomeados da edição deste ano: 7 nomeações (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Principal - George Clooney - Melhor Actor Secundário - Tom Wilkinson - Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Original e Melhor Banda Sonora).


"Ratatouille" (Brad Bird, Jan Pinkava e Jim Capobianco)



Uma deliciosa fábula de animação, saído da mente de Brad Bird ("The Incredibles" - 2005, pelo qual venceu a estatueta). "Ratatouille" é a história de Remy, um rato cozinheiro que preparou uma das mais belas refeições: um sonho para todos os que viram o filme.
Nomeado para 5 galardões (Melhor Banda Sonora, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Longa Metragem de Animação e Melhor Argumento Original), tem a seu favor a inovação, mas o contra (em termos de Academia) de ser um filme de animação.


"The Savages" (Tamara Jenkins)



Último desta lista, marca a incursão de Tamara Jenkins em grandes projectos cinematográficos. Com "The Savages" assistimos ao declínio de um homem, pai de família, e à reaproximação de dois irmãos na árdua tarefa de tratar dele.
Com (vénia) Philip Seymour Hoffman no papel principal (Óscar em 2006 por "Capote", nomeado este ano para Melhor Actor Secundário em "Charlie Wilson's War"), Laura Linney (veterana nestas andanças, nomeada para Melhor Actriz Principal por este filme, depois de já o ter sido na mesma categoria em 2001 por "You Can Count on Me", e para Melhor Actriz Secundária por "Kinsey" - 2005) e Philip Bosco (m veterano das séries televisivas). Com as duas nomeações referidas, "The Savages" correrá por fora nesta categoria.


0 comentários: