16 de outubro de 2009

"Cold Souls" por António Reis


A alma que veio do frio

É uma dor de alma quando uma ideia inteligente, divertida e original é desperdiçada de uma forma tão evidente. Porque não é sempre que temos um magnífico Paul Giamatti a encher o ecrã e não é frequente em cinema conseguir-se uma sinopse tão invulgar e criativa. O que de melhor podia acontecer a um ser humano farto da sua personalidade e da sua essência que congelar essa sua alma e importar um outro carácter que estivesse mais de acordo com o seu estado de espírito?

Numa sociedade onde se congelam embriões, esperma, ADN, para utilização futura, pedaços de vida, porque não poder-se congelar essa entidade etérea e invisível a que damos o nome de Alma? A sociedade de consumo promete-nos que tudo é possível e Paul Giamatti enquanto personagem não resiste à tentação publicitária de trocar a sua alma rotineira por uma mais adequada ao papel que pretende representar em palco. Talvez uma alma gémea de Dostoievski, de Tchekov ou mesmo de Schopenhauer, todos eles figuras ímpares de um existencialismo amargurado na análise da condição humana. Como estes estão mortos e a tecnologia da altura não permitia conservar-lhes a alma, resta-lhe encontrar na Rússia actual um poeta disposto a vender a alma não ao Diabo, mas a uma empresa.

Se o desempenho de Giamatti é acima de qualquer recriminação e se é certo que existem momentos se humor subtil e inteligente (as "mulas" que transportam as almas, o mercado negro asiático das almas ou a dificuldade em devolver a alma por omissão no contrato do dador), o tom do filme mantém-se demasiado frio, ou não fosse a realização de uma mulher.

Os espectadores em Sitges estavam predispostos a gostar do filme, reconheciam a inteligência do guião, mas a sensação global sabia a pouco. Esta alma não pesa as 21 gramas do filme de Iñarritu nem vale os 20 valores de uma obra-prima. Fica-se pelo Suficiente e isso é pena. Sugerimos uma remake que aceite o desafio de brincar com temas sérios porque o Cinema só vale a pena quando a alma não é pequena.

Título Original: "Cold Souls" (EUA, França, 2009)
Realização: Sophie Barthes
Argumento: Sophie Barthes
Intérpretes: Paul Giamatti, Dina Korzun, David Strathairn
Fotografia: Andrij Parekh
Música: Dickon Hinchliffe
Género: Comédia, Drama
Duração: 101 min.
Sítio Oficial: http://coldsoulsthemovie.com

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

É pena, de facto. Porque pelas antevisões, esperar-se-ia um trabalho muito interessante!

Pedro Vilas-Boas disse...

O tom "distante" do filme parece-me fazer todo o sentido, tendo em conta a história e o personagem principal. Não me parece que seja por essa vertente que o filme pudesse ser melhor...

Giamatti está cada vez mais parecido com o Woody Allen. :)