11 de janeiro de 2012

KINO 2012 anuncia programa completo

Não costumo falar deste festival, mas a edição 2012 é imperdível. Isso porque abre com o melhor filme alemão do século: "Almanya - Willkommen in Deutschland"



KINO - Cinema de expressão alemã

Já é um hábito para o público cinéfilo lisboeta: ano novo, cinema de expressão alemã novo. Há nove edições que o cinema de expressão alemã marca a agenda cultural da capital, e este ano não é excepção. A partir do dia 26 de Janeiro, o Cinema S. Jorge e o Auditório do Goethe-Institut recebem 18 filmes (a maioria de 2011) que já passaram pelos melhores festivais do mundo e que agora chegam finalmente a Portugal. Até ao dia 3 de Fevereiro, podemos ver grandes filmes direccionados a todo o tipo de público.

O "Ciclo Áustria" é um dos destaques deste ano, contando com cinco filmes na mostra principal. Todas as sessões da noite começam com a exibição de uma curta-metragem da grande novidade deste ano: a selecção "Next Generation Short Tiger 2011". Nove outros filmes integram os já habituais ciclos "Mostra para Escolas" e "Cinema Jovem".

Quais são, então, os temas que preocupam os Filmemacher de língua alemã actualmente? O exame crítico feito pelos cineastas à história do século XX é um dos temas em evidência na KINO 2012. Por outro lado, verifica-se uma preocupação na abordagem das relações humanas, nomeadamente entre amigos e famílias. A maioria dos argumentos dos filmes em exibição, questionam as relações humanas, sobretudo entre jovens adultos. Provavelmente, a mostra deste ano apresenta o maior número de histórias comoventes de sempre!

Apesar disso, um indiscutível marco de qualidade dos filmes em língua alemã continua a ser a autenticidade da sua linguagem cinematográfica. Na tradição do Autorenfilm, quase todos os directores assumem simultaneamente a autoria do guião. Nos 18 filmes da mostra, dez directores destacam-se como autores exclusivos e outros cinco como co-autores do guião.

E é neste contexto que a KINO 2012 encerra com "Respirar", a grande estreia do actor austríaco Karl Markovics como director, premiado em Cannes, Quebec, Kiev, Sarajevo, Zurique, Viena e São Paulo.

Organizada pelo Goethe-Institut, a KINO é co-produzida pelo Cinema São Jorge, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, a EGEAC e o ABC Cineclube, contando ainda com o valioso apoio da Merck em Portugal.


Para informações sobre horários e preço dos bilhetes visitem o site oficial.

0 comentários: