23 de setembro de 2012

CineEco chega à maioridade daqui a duas semanas

Um evento único que o nosso país acolhe anualmente vai celebrar a 18ª edição na segunda semana de Outubro. Abaixo podem ler o comunicado sobre esta edição:

O Cine’Eco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, vai atingir a sua maioridade com a sua 18ª edição, a decorrer de 6 e 13 de Outubro próximos na Casa Municipal de Cultura de Seia. A Seleção Oficial do 18º Cine’Eco está pronta e vai ser a melhor de sempre, com um verdadeiro conceito de programação coerente, pedagógico, abrangente, acessível a todo o tipo de público (s) e não apenas dirigido aos especialistas em ambiente ou aos apreciadores dos documentários televisivos sobre a vida selvagem.

Esta Seleção é constituída pelos melhores filmes de 2011/12, sobre as grandes questões ambientais prementes para o futuro da humanidade, das cidades e do campo, (temas da biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana e social, tratamento de lixos e detritos, alimentação biológica, água como recurso escasso, destruição das florestas, espécies animais e comunidades indígenas), que tocam ao cidadão comum, mas sempre mostradas de uma forma positiva, agradável, consciencializante e às vezes até divertida, para sensibilizar e entreter os espectadores. O programa inclui, grandes obras apresentadas e premiadas em festivais do género, pertencentes à Green Network Festivals. Aliás a maior rede de festivais de cinema sobre o tema ambiente, na qual o Cine’Eco tem uma participação muito ativa.
Vão ser apresentados cerca de 80 filmes, a maioria deles são estreia absoluta em Portugal. Primeiro nas Competições: Internacional (curtas e longas-metragens), Lusófona (curtas e longas-metragens) e Panorama Regional, com filmes produzidos por cineastas da região da Serra da Estrela, que concorrem simultaneamente à Competição Lusófona. E depois um conjunto de filmes que integram as secções paralelas: Panorama Ano do Brasil, Panorama Internacional e Nacional, Panorama Infantil e Sénior e uma homenagem ao grande diretor de fotografia e realizador português: António Escudeiro, um Eco-Cineasta. O Cine’Eco proporciona este ano ainda uma Extensão do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, através da Mostra Inclusão Social pelo Cinema.

O júri internacional é constituído por figuras de renome, entre eles os diretores dos festivais de Ambiente de Turim (Itália), Gaetano Capizzi e de Goiás (Brasil), Lisandro Nogueira.

Local de descoberta e de reflexão sobre a preservação do meio-ambiente, o Cine’Eco apresenta em complemento à programação de cinema, um conjunto de atividades paralelas, das quais se destacam a GLOCAL 2012 - Conferência Internacional da Agenda 21 Sustentabilidade Local, uma iniciativa única que terá lugar em Seia nos dias 11 e 12 de Outubro.

Das atividades paralelas fazem ainda parte uma exposição de Pintura de Sérgio Reis, um concerto com a Orquestra da EPSE.

Mais informações: http://www.cineecoseia.org

0 comentários: