11 de setembro de 2012

Dois prémios para Cineclube de Avanca



O filme de animação “O Circo”, realizado por jovens estudantes da Escola Egas Moniz de Avanca acaba de ganhar ex-aequo o “Prémio Nueva Mirada para a melhor obra de animação” do “11º Festival Internacional de Cine NUEVA MIRADA para la Infancia y la Juventud”, Buenos Aires (Argentina).

Numa acção conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, com apoio do programa VER - MC/ICA, o filme O CIRCO integrou a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca.

“O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos da Escola de Avanca. Este é mesmo um projecto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do Prof. Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado.
O realizador Vitor Lopes coordenou e supervisionou todos os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, J. Paulo e sobretudo Rui Teixeira.

Estreado no AVANCA 2011, este filme foi já premiado na República Checa e seleccionado para festivais internacionais de cinema no Chile, Reino Unido, Eslovénia, Hungria e Portugal.

O festival NUEVA MIRADA, que se realizou na capital da Argentina durante a primeira semana de Setembro, é o evento internacional dedicado ao cinema para a infância e juventude mais conhecido do continente sul-americano.

Com este prémio, é a segunda vez que na mesma semana, filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca são distinguidos em festivais de cinema. Na noite de sábado passado tinha sido a vez de Luís Diogo receber o Prémio Melhor Filme no “Festival Quinta Praia” em Famalicão com a ficção “Noite Gélida em Castelo Branco”.

0 comentários: