10 de setembro de 2012

Cinema nas escolas


O cinema começa a chegar às escolas, quanto mais não seja como estratégia de marketing.

Se Torres Vedras tem o nome por causa da linha de torres usada contra os franceses, faria todo o sentido que o filme que recupera esse capítulo da nossa história lá fosse exibido. E parte da campanha de lançamento do filme fará isso mesmo, exibindo excertos do filme num contexto educativo e promocional. Seguramente as escolas irão propor uma ida aos cinemas para ver o resto do filme ficando ambos a ganhar com a experiência cinematográfica.

A abertura do ano escolar em Torres Vedras será diferente desta vez. Nela participam, além de responsáveis do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Direcção Geral da Educação) e da CÂMARA MUNICIPAL, também o produtor PAULO BRANCO e os actores NUNO LOPES, VICTÓRIA GUERRA e FILIPE VARGAS, entre outros.

Na sessão serão apresentados pela primeira vez excertos do filme LINHAS DE WELLINGTON, filmado na região com o apoio e o entusiasmo da Câmara Municipal de Torres Vedras, e haverá tempo para debate sobre os aspectos históricos e educativos da obra realizada por Valeria Sarmiento.

Os três actores referidos são apenas alguns entre as dezenas que participaram nesta obra de contornos épicos sobre o período das Invasões Francesas - em particular, sobre a terceira invasão, comandada pelo General Massena.

O filme é recomendado pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

0 comentários: