24 de setembro de 2012

DocLisboa 2012 - primeiras informações

Esta quinta-feira terá lugar a conferência de imprensa para apresentação do DocLisboa. Até lá podemos adiantar o cartaz com as datas e apresentar a nova secção:


No seu 10.º ano de existência, o Doclisboa abre uma nova secção, PASSAGENS, que nasce da confluência de dois movimentos recentes: a saída do cinema para os museus e a entrada do documentário na arte contemporânea. «Documentary turn», «expanded documentary» são algumas das expressões utilizadas nestes últimos dez anos para caracterizar este cenário cuja diversidade e complexidade tem vindo a redesenhar a prática e a abrir novas perspectivas para a reflexão do cinema documentário.

O Doclisboa'12 organiza, por um lado, uma exposição - entre 20 de Outubro e 30 de Novembro - que irá acolher obras marcantes, com várias instalações de Chantal Akerman, em relação com a retrospectiva integral da filmografia que o festival dedica a esta cineasta belga, num diálogo com instalações de Pedro Costa. Por outro lado, será realizado um colóquio internacional - nos dias 25, 26 e 27 de Outubro -, organizado em colaboração entre o Doclisboa, a Universidade de Lisboa e a Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, promovendo o debate entre críticos e artistas, em Lisboa.

Neste sentido, Jacinto Lageira, professor de Estética, Françoise Parfait, professora de Artes e Novos Media, ambos em Paris 1 ou Nicole Brenez, professora de Estudos de Cinema em Paris 3, entre outros teóricos e críticos, são alguns dos docentes destas reconhecidas universidades que estarão em Lisboa para o encontro. Será um momento para pensar e discutir os cruzamentos entre o documentário e a arte contemporânea, os modos como a prática documental foi apropriada por uma série de artistas, e como alguns realizadores constroem a sua prática cinematográfica, assimilando nela uma ideia de instalação. A exposição de Chantal Akerman e Pedro Costa terá lugar na Carpe Diem Arte e Pesquisa, Galeria Palácio Galveias e Cinemateca Portuguesa e o colóquio internacional será realizado na Culturgest.

Esta secção nasce como consequência da experiência iniciada no ano passado, com a exibição da retrospectiva de Harun Farocki, em simultâneo com a apresentação da exposição «Três duplas projecções».

0 comentários: