16 de fevereiro de 2008

Óscares 2008 - Melhor Filme de Animação




Quem sucederá a "Happy Feet" como Melhor Filme de Animação em 2008? "Surf's Up", "Ratatouille" e "Persepolis" são os nomes da contenda, de uma categoria que foi introduzida em 2001. Desde essa data, "Shrek" (2001), "Spirited Away" (2002), "Finding Nemo (2003), "The Incredibles (2004) e "Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit" (2005) gravaram a ouro o seu nome na história do cinema. Relembre-se ainda que "The Beauty and the Beast" (Gary Trousdale e Kirk Wise, 1991) foi o único filme de animação a estar nomeado para Melhor Filme pela Academia.

"Surf's Up" - Ash Brannon e Chris Buck

Ash Brannon ("Toy Story 2") e Chris Buck ("Tarzan") são os rostos de um mockumentary da Sony Pictures Animation sobre a vida de pinguins surfistas e um behind the scenes do Campeonato Mundial de Surf para Pinguins. Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, Jon Heder, Mario Cantone e James Woods emprestam as vozes a uma deliciosa comédia de animação.

"Ratatouille" - Brad Bird e Jan Pinkava

Brad Bird repete a nomeação de 2004 por "The Incredibles", pelo qual ganhou a estatueta, e perfila-se como o favorito para a edição deste ano. O checo Pinkava venceu o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação em 1997 por "Geri's Game", e pode estrear-se aqui nas conquistas em longas metragens. "Ratatouille", produzido pela Pixar e distribuido pela Walt Disney Pictures, está nomeado em outras quatro categorias: Melhor Banda Sonora, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Argumento Original, e dispensa apresentações: é uma peça de arte da produção de 2007.

"Persepolis" - Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi


Esta fita francesa, que venceu o Prémio do Júri 2007 do Festival de Cannes, é realizada e escrita por Marjane Satrapi, autora da BD que originalmente surgiu. "Persepolis" é uma bildungsroman, ou seja, um romance que segue o crescimentos social, moral e psicológico de uma crainça até à idade adulta, cuja visão incide sobre a luta contra o conformismo, ou seja, individualidade vs. conformismo. ultrapassando obstáculos e vencendo pressões sociais.
A história gira em volta de Marjane, uma jovem de 9 anos, e por intermédio dela observamos o «desenvolvimento» da sociedade iraniana pelos cânones dos fundamentalistas islâmicos. Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux oferecem a voz às persnagens principais. A correr por fora, a nomeação de "Persepolis" só por si constitui um grito de revolta política e religiosa, que merece ser olhado muito atentamente.

0 comentários: