28 de dezembro de 2008

"Speed Racer" por Nuno Reis

Quando uma dupla de realizadores de créditos firmados como os irmãos Wachowski decide passar para cinema uma série japonesa de animação com quarenta anos ou querem dar algo novo ao mundo, ou estão desesperadamente a precisar de ideias. Este "Speed Racer" é uma mistura de ambos os casos. Apresentam um clássico a uma nova geração, mas sem fazer disso um revolucionário passo na arte.

Racer é o apelido de uma família que sempre se dedicou às corridas. A sua oficina faz os melhores carros e ser piloto está-lhes no sangue. Mas Rex Racer foi acusado de viciar resultados e saiu de casa pedindo ao irmão que acreditasse nele. Tragicamente perdeu a vida numa corrida pouco depois e o jovem Speed nunca veio a saber qual era o plano do irmão. Anos depois é Speed que é o grande piloto. Os Racer voltam a vencer todos os grandes prémios e todos os recordes que não fossem de Rex estão a passar lentamente para Speed. O sucesso volta a atrair as atenções para a família. Enquanto a imprensa profetiza o melhor condutor de sempre (e desespera para descobrir um novo escândalo no sucesso), os grandes construtores querem associar-se ao fenómeno. Quando Speed se vê envolvido no esquema que destruiu o irmão vai iniciar uma cruzada contra a corrupção onde só poderá confiar na família. É uma versão menos violenta de "Rollerball" onde se usa carros em vez de patins.

Os actores são um conjunto de luxo. Os veteranos John Goodman e Susan Sarandon são os pais. Emile Hirsch é o protagonista, a sua amada é Christina Ricci e o agente secreto que investiga as corridas é Matthew Fox. Apesar deste magnífico lote de estrelas aqui não se encontram grandes interpretações. É um filme virado para a acção e intriga, onde as pessoas são o menos importante. Todo o espectáculo gráfico que caracterizava a série foi passado para o filme. As berrantes cores azul, vermelho e branco dominam todas as imagens. Carros e pistas são desenhados com tão incríveis curvas que contrariam o que é feito actualmente nas competições de motores, e ainda algumas leis da física. É muito fácil não gostar de todo este sensacionalismo, como dura mais de duas horas convém pensar bem antes de começar a ver.

Realismo não tem nenhum, mas não se pode dizer que faça falta. É muita acção, humor, intriga e ainda mais acção. Os carros de corrida trazem mais armas que os de Wacky Races. Não traz nada de novo ao cinema como arte, mas é uma boa escolha para quem procura entretenimento.

Título Original: "Speed Racer" (Alemanha, EUA, 2008)
Realização: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Argumento: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Intérpretes: Emile Hirsch, Christina Ricci, John Goodman, Susan Sarandon, Matthew Fox, Paulie Litt
Fotografia: David Tattersall
Música: Michael Giacchino
Género: Acção
Duração: 135 min.
Sítio Oficial: http://speedracerthemovie.warnerbros.com/

0 comentários: