28 de dezembro de 2008

"4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile" por Nuno Reis

Vencedor da Palma de Ouro em 2007, “4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile” é um dos títulos mais importantes do novo cinema romeno. O reconhecimento internacional estendeu-se aos quatro cantos do mundo. Venceu uma dezena de festivais e as principais associações lembraram-se dele nos nomeados para melhor filme estrangeiro.

Roménia, 1987. O regime comunista ainda está presente e as facilidades não são comuns. Otilia é uma jovem com as preocupações de todas as raparigas da sua idade, mas com um segredo partilhado. Gabita, a sua companheira de quarto, está grávida e pretende fazer um aborto. A contracepção e os abortos são ilegais no país, mas é frequente arranjar quem os faça. Os contactos são feitos clandestinamente e quem já os utilizou dá referências mais ou menos animadoras. O grande problema é que a lei romena não perdoa. O aborto é punido com uma pena relativamente leve, mas acima dos três meses é homicídio. E como indica o título o feto de Gabita já tem quase cinco meses... Enquanto a ex-futura mãe tem uma única coisa na sua cabeça, Otilia tenta manter a sua vida normal.

Um país em mudança é um cenário como qualquer outro para um drama pessoal. A crueza com que é retratada a condição humana é que distingue este filme dos demais. Não usa o facilitismo de criticar o regime, opta pelo bem mais complicado retrato social. Mostra-nos uma mentalidade diferente com um olhar documental. Nesta época qualquer crime era punido e vemos duas raparigas indiferentes a isso. Querem levar o seu plano avante e nunca ter de olhar para trás.

É uma produção modesta. Esta história não precisava de cenários elaborados, músicas ou efeitos especiais. Só precisava de uma grande actriz e que bela interpretação nos dá Anamaria Marinca. Este espectáculo é de uma pessoa só e essa pessoa é Marinca. A sua Otilia carrega o segredo de um crime, enfrenta problemas amorosos e tem ainda de manter as aparências. Grande papel num grande filme.
Cristian Mungiu gosta de ter controlo absoluto sobre os seus filmes. Normalmente escreve e realiza, neste caso também foi quem produziu. Como tal é o único responsável - tirando Marinca - pelo primeiro êxito de uma cinematografia cada vez mais rica e cativante.


Título Original: "4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile" (Roménia, 2007)
Realização: Cristian Mungiu
Argumento: Cristian Mungiu
Intérpretes: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Ion Sapdaru
Fotografia: Oleg Mutu
Género: Drama
Duração: 113 min.
Sítio Oficial: http://www.4months3weeksand2days.com/

0 comentários: