30 de dezembro de 2008

"Reservation Road" por Nuno Reis


Emma: Can you hear music if you're in heaven?


Vindo do mesmo argumentista e realizador que o magnífico "Hotel Rwanda" este era um filme a não perder. Poucas situações são mais graves que um genocídio, mas tudo depende da perspectiva. Este tema é igualmente triste e chocante, se bem que tem a agravante de se poder passar com qualquer um de nós e a qualquer instante. Falo da morte inesperada de uma criança inocente. Pegou no livro de John Burnham Schwartz e juntos adaptaram para cinema.

O filme centra-se em duas famílias diferentes. De um lado temos a família perfeita: o pai Ethan (Joaquin Phoenix), a mãe Grace (Jennifer Connelly), a filha Emma (Elle Fanning) e o filho Josh. São felizes e unidos. Do outro temos um pai divorciado Dwight (Mark Ruffalo) e o filho que apenas vê uma vez por semana. Os destinos destas duas famílias cruzam-se tragicamente quando Dwight atropela mortalmente Josh. Num impulso de medo e por o filho não ter visto nada, Dwight segue viagem. Estes são os primeiros dez minutos, todo o resto do filme é acerca de como lidam com isso.
Quem já perdeu alguém querido sabe aquilo por que os pais estão a passar. Ter de lidar com a dor e com sentimentos infundados de culpa, mas simultaneamente ser um poço de coragem para evitar que a filha sofra. Ethan ao fim de uma semana retoma a vida de professor e estuda a legislação para punir ao máximo o assassino. Grace nem consegue sair de casa. Do outro lado temos a dor de Dwight que se quer entregar, mas não quer estragar a sua vida e perder o direito de ver o filho. Pais, irmã e condutor sentem todos o mesmo – desespero.

O ponto forte deste filme está nas interpretações. Cada um dos actores dá o máximo de si para construir uma personagem única. Nos restantes campos é mediano. Com o avançar da história o lado humano perde importância e começa uma desinteressante história de vingança. Torna-se convencional quando era exigido que se mantivesse único.
Desenvolver hora e meia de filme em torno de um acidente sem dar alguma substância é arriscado. Neste caso em particular estava a correr bem, mas a especificação torna o filme mais cansativo e apenas o jogo do gato e do rato entre pai e criminoso não basta para animar.
Dentro do género é preferível ver um "Things We Lost In the Fire" que tem maior variedade temática.


Título Original: "Reservation Road" (Alemanha, EUA, 2007)
Realização: Terry George
Argumento: Terry George, John Burnham Schwartz
Intérpretes: Joaquin Phoenix, Jennifer Connelly, Mark Ruffalo, Elle Fanning, Mira Sorvino
Fotografia: John Lindley
Música: Mark Isham
Género: Drama, Thriller
Duração: 102 min.
Sítio Oficial: http://www.filminfocus.com/focus-movies/reservation-road/movie-splash.php

0 comentários: