4 de janeiro de 2009

"Martian Child" por Nuno Reis

Esta é a histórica de Dennis. Ele tem seis anos e está a sessenta milhões de quilómetros de casa. Também é a história de David, um trintão com a cabeça na lua. O que eles têm em comum é que querem ser uma família.

David é um escritor de ficção-científica recentemente enviuvado. Quando o filme começa é-nos apresentado numa situação duplamente delicada. Como se não lhe bastasse o prazo de entrega do seu próximo livro estar a chegar (e não ter nada escrito), está a pensar em adoptar uma criança. Ao fim de algumas visitas fica rendido. Esta criança é muito especial, vem do planeta Marte. A mente criativa de David estabelece comunicação com o pequeno, mas como o pode convencer que é uma criança terrestre normal se nem ele próprio acredita? David e Dennis tornam-se pai e filho, mas continuam em planetas diferentes.

A adaptação do livro foi confiada a Menno Meyjes . Este realizador de pequeno currículo, mas argumentista com créditos firmados na opinião de Spielberg (escreveu "The Color Purple", "Indiana Jones" e "Empire of the Sun"), tinha aqui um interessante desafio: manter a narrativa séria sem fechar as portas à imaginação. Do início ao fim nunca sabemos quem ganhará o confronto Terra/Marte. Parece mais interessante ver o drama de uma criança com um mundo só seu, ou ver a fantasiosa jornada de uma extraterrestre com alguma missão? Meyjes combinando ambos mantém o público interessado na história de um menino socialmente rejeitado.

John Cusack tem aqui um bom trabalho, pois não cai na tentação de roubar o protagonismo a uma criança. Isso também não seria fácil pois Bobby Coleman tem uma excelente interpretação. Os dois trabalham em conjunto, com momentos melhores para um e para o outro, transformando esta história simples num filme muito agradável de ver. Não traz nada de novo ao cinema, mas ensina a lidar com crianças especiais e isso é de louvar.


Título Original: "Martian Child" (EUA, 2007)
Realização: Menno Meyjes
Argumento: Seth Bass e Jonathan Tolins baseados no livro de David Gerrold
Intérpretes: Jon Cusack, Bobby Coleman, Amanda Peet, Joan Cusack, Sophie Okonedo, Oliver Platt
Fotografia: Robert D. Yeoman
Música: Aaron Zigman
Género: Drama, Família
Duração: 106 min.
Sítio Oficial: http://www.martianchild.com/

0 comentários: