1 de janeiro de 2013

"Lawless" por Nuno Reis

Forrest Bondurant: I'm a Bondurant. We don't lay down for nobody.

A proibição de vender álcool vai surgindo de vez em quando nos Estados Unidos. O período mais famoso foi a Lei Seca que reinou nos anos 1920. Começou no final da década anterior de forma a combater o poder da cerveja alemã, esó terminou na década de 1930 quando o governo percebeu que enquanto esse comércio estivesse nas mãos dos criminosos estaria a perder muitas receitas fiscais. Enquanto a maioria dos filmes se concentra nos grandes nomes como Al Capone e nas grandes cidades como Chicago, “Lawless” prefere seguir outro rumo e falar dos irmãos Bondurant. Quem? Os maiores fabricantes da sua terra.

Numa época em que todos eram ou fabricantes/distribuidores, ou consumidores, o álcool era um dos segredos mais mal guardados de Franklin, Virginia. Quando chega um novo procurador com a missão de destruir o álcool, todos esses pequeno negócios são fechados um a um. Todos excepto o dos Bondurant, três irmãos que tinham a fama de imortais. Mas nem só do álcool se construiu a lenda dessa família. Este filme vai narrar todos os aspectos dessa história que tem jovens apaixonados, gananciosos e com uma terrível propensão para fazer o correcto.

O elenco reunido é de enorme qualidade. Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Guy Pearce,, Mia Wasikowska, Jason Clarke e uma pequena participação de Gary Oldman. Se da maioria deles uma boa interpretação não é novidade (Clarke é o único que ainda não é famoso), a grande surpresa será que mesmo LaBeouf encaixa na personagem sem a tornar em algo cómico. O seu Jack é a personagem principal. São principalmente os seus erros de jovem que colocam a família em problemas, mas é também a sua inocência e imaginação que os ajuda muitas vezes. Sem revelar mais do filme, tem bastante drama, algum romance, mais violência do que seria expectável (pode ser um pouco perturbador) e o inevitável tiroteio. Ah, e um pouco de alcatrão com penas para quem andava esquecido de como isso era. Incrível que há menos de cem anos ainda houvesse esta mentalidade de farwest sem lei!

É um filme mais intenso do que o esperado. Tem boas interpretações e mostra uma visão diferente do que se costuma ver. Não só mais rural, como mais humana, revelando o lado bom dos criminosos, as suas fragilidades como pessoas. Demora demasiado nessa vertente menos interessante, o que torna o visionamento algo complicado a quem não estiver apaixonado pela época, mas as interpretações são tão cativantes que depressa se entra no ritmo. Merece ser visto com a disposição certa.

Atentem na música de Nick Cave que também foi argumentista.
LawlessTítulo Original: "Lawless" (EUA, 2012)
Realização: John Hillcoat
Argumento: Nick Cave (baseado no livro de Matt Bondurant)
Intérpretes: Shia LaBeouf, Tom Hardy, Jason Clarke, Guy Pearce, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Gary Oldman
Música: Nick Cave, Warren Ellis
Fotografia: Benoît Delhomme
Género: Crime, Drama
Duração: 116 min.
Sítio Oficial: http://lawless-film.com

0 comentários: