31 de janeiro de 2009

"Slumdog Millionaire" por António Reis


A magia está de regresso ao Cinema.

Que me perdoe David Fincher e o seu fantástico "Benjamim Button", mas o meu Oscar já está entregue. "Slumdog Millionaire" é um filme arrebatador a todos os níveis, sobretudo argumento, realização, montagem e música. Há filmes assim em que o espectador é agarrado desde as primeiras imagens e abandonado mas feliz no fim, numa vivência maior que a própria vida. "Quem Quer Ser Bilionário" é o exemplo perfeito do sonho indiano, mas podia ser de qualquer outro país, incluindo o nosso. Afinal em todo o mundo a busca da felicidade que o dinheiro concede vale todos os sacrifícios, as humilhações públicas, o desnudar de todas as fraquezas humanas aos olhos de espectadores ávidos de emoções fortes.

A franchise televisiva do concurso Quem Quer Ser Milionário é apenas mais uma prova de que o dinheiro, ou a expectativa de o ter, pode comprar tudo, até o respeito por nós próprios. E que todos somos terceiro-mundistas, mesmo que com a intermediação televisiva. Enquanto passam as perguntas do concurso, o espectador assiste ao calvário de Jamal a caminho da glória dos vinte milhões de rupias, por onde perpassam as recordações de uma vida. Desde a infância nas lixeiras onde os slumdog buscam a sobrevivência até à pergunta final de qual é o terceiro mosqueteiro, são duas horas arrebatadoras onde confluem com uma mestria inigualável o registo documental, o policial, alguma comédia (o guia em Taj Mahal) e o melodrama romântico com um apoteótico final no melhor estilo de Bollywood.
A verdade é que o concurso Quem Quer Ser Milionário é um êxito estrondoso na Índia prendendo a atenção de milhões de espectadores. O filme copia o real, mas dá-lhe uma dimensão humana de tal veracidade que nem parece ficcionado. Se se acrescentar à história a ascensão social de um menino da rua a quem a televisão oferece o Hall of Fame e uma contundente crítica social de uma Índia industrializada que se julga ser o centro do mundo, compreende-se que "Slumdog Millionaire" não é apenas uma história. É uma confluência de referências políticas, económicas e sociológicas que permitem múltiplas leituras e daí deriva a relevância do filme.

Que dizer pois de um filme a que nos rendemos absolutamente? Que é perfeito, uma obra-prima e as dez nomeações para os Oscares apenas confirmam que às vezes Hollywood acerta. Os quatro Globos de Ouro provam que a crítica especializada reconhece os méritos do filme como o melhor que 2008 nos trouxe.
Os Globos premiaram o argumento baseado numa novela de Vikas Swarup, que tem o sabor autêntico da realidade indiana, e se tivessem a categoria da montagem, "Slumdog" vencesse mais uma estatueta. Porque a qualidade e o ritmo da montagem paralela permitem um crescendo de suspense e um contraste de dois mundos que reflectem a Índia no seu melhor e no seu pior. A oposição entre o estatismo da imagem televisiva do concurso com a sua tensão muito controlada e a dinâmica das memórias da vida de Jamal, constitui um dos elementos mais marcantes do estilo visual de Slumdog. Danny Boyle parece regressar aos tempos de "Trainspotting", mas enquanto aqui filmava a sua cidade natal, em "Slumdog" revela-nos um mundo que ele próprio está a aprender a conhecer. Um pouco como um inglês que regressa à ex-jóia da Coroa, com nostalgia e encanto. A música num estilo Bollywood-pop contagia o filme e os espectadores com uma sonoridade étnica inconfundível.

Por fim uma referência aos actores, os personagens Jamal e Latika, o par romântico do filme que resiste à tentação lamechas dos convencionais melodramas. Ela é Freida Pinto, modelo que tem aqui a sua estreia em cinema. Felizmente que foi recusada em todos os outros papéis por ser demasiado magra para os padrões indianos de beleza. Como diz Danny Boyle a sua descoberta foi equivalente à de Kelly Macdonald para "Trainspotting". Ele enquanto personagem adulta foi escolhido "por catálogo" quando participava na série “Skins”. Mas seria injusto não valorizar o extraordinário desempenho do personagem em criança. Pequenos grandes actores às portas de uma grande carreira.

Ver este filme foi uma experiência tão gratificante que me atrevo a dizer que não é apenas o melhor de 2008, mas que merece um lugar de destaque na História do Cinema.

Título Original: "Slumdog Millionaire" (EUA,Reino Unido, 2008)
Realização: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Argumento: Simon Beaufoy (baseado no livro de Vikas Swarup)
Intérpretes: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Música: A.R. Rahman
Género: Crime,Drama,Romance
Duração: 120 min.
Sítio Oficial: http://www.slumdogmillionairemovie.co.uk/

7 comentários:

Luis Campos disse...

Bom blog!
E o Slumdog é um grande filme.

Visita:
royalcafe.wordpress.com

Acho que vais gostar.

Anónimo disse...

Parece-me um grande blog, continuem o excelente trabalho, já coloquei nos meus favoritos.

Nuno disse...

Obrigado a ambos pelas palavras de apoio. Espero que nos continuem a visitar.

RP Soluções disse...

Acabei agora mesmo de ver o Slumdog... mas que grande filme !!! quase nem pestanejei...lol
Roubo de igreja senão ganha o oscar para melhor filme.

ps: parabens pelo blogue, sou um leitor assíduo das vossas reviews, continuem o bom trabalho.

P. disse...

Slumdog é excelente. Mas, e talvez até fosse de esperar, já a está a ser trucidado pela crítica especializada portuguesa.

Nuno disse...

Crítica especializada? O que é isso? Existe uma gritante falta de especialização na nossa imprensa. Infelizmente aqueles que são mesmo entendidos no assunto são os menos ouvidos. Ou por modéstia ou porque os supostos especialistas não querem que os contrariem.

Ainda não vi o filme. Percebo que os gostos sejam diferentes, mas entre a opinião dum meu colega do Antestreia e um qualquer "crítico" não tenho dúvidas sobre quem sabe de Cinema.

Anónimo disse...

encontrei o vosso blog por um acaso e considero que foi uma boa surpresa.

já li algumas das vossas críticas e faz-me relembrar que o "colocar bolinhas pretas nos filmes" nos jornais, é pura frustração dos que se acham críticos de cinema.

boas críticas é o que se faz aqui, ainda que gostos não se discutam, são opiniões bem mais próximas do que o público geral tem.

parabéns pelo vosso trabalho ;)

add
*