3 de fevereiro de 2011

Nas próximas semanas Avanca é no Grande Porto

Antecipando a 15º edição do AVANCA 2011 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, a ESAD - Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, junta-se à organização do festival de cinema e realiza uma extensão deste evento.
Organizado no âmbito do curso de Artes Digitais e Multimédia, este evento decorre no Auditório da ESAD em Matosinhos, nos dias 7, 10 e 11 de Fevereiro, sempre entre as 14h e as 16h.

No dia 7, o director do Festival AVANCA fará uma apresentação do festival que se tendo iniciado em 1997, desde esse ano tem sido espaço de estreia de filmes em Portugal, vindos de mais de 60 países, ponto de encontro com personalidades do mundo do cinema e um espaço de formação internacional na área dos audiovisuais, sem paralelo no contexto europeu. Nos dias 10 e 11 serão exibidas 15 curtas-metragens de animação e ficção, oriundas de 11 países e que fizeram parte da selecção oficial do festival AVANCA'10. Entre estes filmes serão exibidos o filme polaco "Don't be afraid of the dark room" de Kuba Czekaj, Prémio Melhor Curta-metragem, a obra canadiana "Holobomo" de Owen Eric Wood, Prémio Vídeo e a animação "20 Años" do cubano Bárbaro Joel Ortiz, Prémio Melhor Animação. Serão ainda exibidos 3 filmes portugueses, entre eles "Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins, Prémio Competição Avanca e Menção Honrosa Estreia Mundial.

Este acontecimento integra o plano de eventos da ESAD. O Festival AVANCA’11 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Aveiro, Região de Turismo do Centro, DeCA/Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Dias mais tarde, alguns dos filmes do festival serão projectados no Fantasporto na secção Panorama do Cinema Português.

0 comentários: